ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Juan Valdez quer processar desenhista americano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/01/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Mais uma caricatura que irrita. Juan Valdez quer processar o desenhista americano Mike Peters e pretende exigir "no mínimo US$ 20 milhões" por prejuízos e juros. Juan Valdez é o personagem publicitário que, com um poncho nas costas e acompanhado de sua inseparável mula, encarna pelo mundo inteiro o café colombiano.

No dia 2 de janeiro, em uma tira semanal de grande circulação nos Estados Unidos, Mike Peters evocou a criminalidade que impera na Colômbia, utilizando o nome de Juan Valdez. Ultrajada, a Federação Colombiana dos Cultivadores de Café (Fedecafe) julga que o desenho "fere a dignidade nacional e a reputação do café colombiano".

O desenho contestado pertence à série Mother Goose & Grimm. Na primeira imagem, a gansa de Mike Peters saboreia uma xícara de café colombiano. "Você sabe que na Colômbia o crime organizado é forte", lhe lembra Ralph - um dos personagens da série - que, no balão seguinte, detalha: "Quando eles dizem que em cada lata de café há um pedacinho de Juan Valdez, talvez não seja uma piada". No terceiro e último quadrinho, a Mother Goose bebe chá.

"Esse desenho associa o crime organizado e as atrocidades cometidas pelos grupos armados ao trabalho duro, sério e honesto de mais de 500 mil famílias de cultivadores de café", declarou Gabriel Silva, diretor da Fedecafe. Na terça-feira dia 6 de janeiro, ele explicava à imprensa as razões que levaram os cafeicultores a recorrerem aos serviços do escritório de advocacia nova-iorquino Holland & Knight para processar Mike Peters e a agência encarregada de distribuir suas caricaturas para aproximadamente 600 jornais.

Segundo Silva, a celebridade de Peters - vencedor, entre outros, do prêmio Pulitzer - dá a essa caricatura, "lida por milhões de leitores e consumidores de café colombiano", um caráter "ofensivo e insultante".

Por muito tempo principal produto de exportação, o café permanece um problema para a economia da Colômbia. Os cafeicultores, lembrou Silva, "trabalharam durante longos períodos e investiram milhões de dólares" para posicionar seu produto no mercado. E denuncia, de passagem, que o narcotráfico e a violência são alimentados pelo "apetite pelas drogas dos Estados Unidos e dos países desenvolvidos".

Criado em 1959, o personagem de Juan Valdez é hoje mundialmente conhecido. Seu nome foi dado à cadeia de cafés-boutique criada em 2002 pela Federação dos Cafeicultores para fazer concorrência para a Starbucks. A companhia dos plantadores colombianos conta hoje com 170 estabelecimentos, basicamente na Colômbia e nos Estados Unidos.

A reação da Fedecafe evidentemente gera discussões. "A violência cotidiana é, como Juan Valdez, um símbolo de nosso país. E, pelo que eu saiba, a culpa não é de Mike Peters", nota o desenhista Vladimir Florez, o Vladdo. Como muitos, ele julga que o processo contra Mike Peters será "ainda mais nefasto para a imagem do país" do que as três imagens incriminadas.

Na terça-feira, o jornal "El Tiempo" recebeu uma carta assinada por Mike Peters, que "adora a Colômbia e os colombianos", e apresenta suas desculpas para "todos aqueles que tenham se sentido ofendidos". A matéria, de Marie Delcas, do Le Monde, foi traduzida por Lana Lim, do UOL.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures