ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Estoque público de café arábica deve chegar ao fim em próximos leilões

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2017

0
0
Por Thais Fernandes

Em seus próximos leilões de café arábica, o Governo Federal deve raspar seus últimos estoques do grão. “Caso os leilões sejam integralmente comercializados com sucesso, serão finalizados os estoques de café arábica do governo”, informou a área técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao CaféPoint.

Questionado sobre possibilidade de refazer seus estoques públicos, a Companhia informou que “O objetivo dos estoques governamentais são para regulação de mercado, e a Conab só pode comprar café quando o produto estiver abaixo do preço mínimo, fato que não ocorre há bastante tempo. A possibilidade de estoques futuros de café estão atreladas ao preço mínimo”.

Nesta mesma semana começaram a ser realizados os primeiros leilões para café conilon, que serão feitos através do SEC porém por conta da iniciativa privada da Abic e Abics. Segundo a Associação de Solúvel, o mercado físico e valor de saca que seria importada são referências para leilão do conilon, leia a matéria completa, clicando aqui.

Últimos leilões de arábica
Mais 8,3 mil toneladas, equivalentes a 138,3 mil sacas de 60 kg, de café arábica em grãos serão colocadas à venda nesta quinta-feira (23/3) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de três operações de leilão eletrônico. Os leilões estão descritos nos Avisos de Nº 54, 55 e 56. (Confira aqui cada um dos avisos) O café a ser vendido está armazenado nas unidades da Conab de São Paulo e Minas Gerais e pode ser vistoriado a qualquer momento, não sendo permitida a sua retirada.

Em janeiro deste ano o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) autorizou a venda de até 43,2 mil t do produto, oriundo dos estoques públicos da Conab. O objetivo é conter a elevação dos preços no mercado interno. Até o momento, a quantidade de café vendida chegou a 32,3 mil t.

O leilão ocorrerá na modalidade “viva-voz”, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Os interessados em participar deverão estar devidamente cadastrados na Bolsa de operações por meio da qual pretendam realizar a operação. É necessário estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi). Outra recomendação é que os participantes estejam inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Para acessar o Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC) clique aqui.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.