ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escassez de robusta leva à maior alta de 21 meses no mercado, diz OIC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/11/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em outubro a alta dos preços do café foi significativa, pois as preocupações com a oferta dos robustas não se desfizeram, reportou a Organização Internacional de Café (OIC). A média mensal do indicativo composto da OIC atingiu seu nível mais alto de 21 meses, de 142,68 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, e o indicativo dos robustas, seu nível mais alto de dois anos. Segundo a Organização, outro fator que ajudou a alavancar o mercado foi a especulação sobre a próxima safra brasileira de 2017/2018, embora ainda seja muito cedo para tirar conclusões. O total das exportações de 2015/2016 revelou uma contração final de 0,7%, pois, em volume, o aumento das exportações dos arábicas foi superado por uma redução dos embarques dos robustas.

Veja, abaixo:

Gráfico: OIC



Com a continuação da recente recuperação dos preços, em outubro a média mensal do indicativo composto da OIC foi a mais alta que se registrava desde janeiro de 2015. O preço diário subiu continuamente, passando de 136,17 a 150 centavos, sua maior alta mensal desde março de 2016. O mercado foi muito influenciado pelas preocupações com a oferta dos robustas, que prosseguiram, e pela crescente especulação sobre o tamanho da próxima safra brasileira de 2017/2018, um ano de baixa no ciclo produtivo bienal dos arábicas do país. O real brasileiro também ganhou valor em relação ao dólar dos EUA, alcançando seu nível mais alto de mais de um ano. Isso ajudou a sustentar o mercado.

Gráfico: OIC


Em termos dos indicativos dos grupos, o desempenho mais forte foi o dos robustas, com 7% acima de setembro, no 8º mês consecutivo de alta. Os preços do grupo aumentaram quase 40% desde o começo do ano civil, alcançando uma média de mais de $1/libra-peso pela primeira vez desde novembro de 2014. As médias dos três grupos dos arábicas também registraram altas de 1,5 a 2,2%. A arbitragem entre arábicas e robustas, portanto, diminuiu em relação ao mês anterior, mas ainda foi maior que há um ano.

Gráfico: OIC


Veja mais no informativo completo da OIC

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures