ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES promove qualidade e sustentabilidade do café no Estado

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2015

4 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Neste ano de 2015, mais de 500 produtores rurais e representantes de associações, cooperativas e entidades ligadas à cafeicultura capixaba participaram no mês de maio, no sítio São Bento, em São Domingos do Norte-ES, da solenidade que marcou o lançamento da oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon. O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) - instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café - e conta com a parceria de representantes da cadeia produtiva da cafeicultura capixaba.

Foto: Divulgação / Incaper
 
Inovações, como a colheitadeira mecânica, foram apresentadas no evento // Foto: Thiago Guimarães / Incaper


Com o tema Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, o evento é considerado um dos mais importantes da cafeicultura do Espírito Santo e tem por objetivo apresentar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável do setor e a produção de café de qualidade. O evento foi dividido em dois momentos: a solenidade de lançamento da colheita de café no Espírito Santo e o VII Noroeste Café Conilon, de caráter técnico.

Para o governador do estado, Paulo Hartung, presente no evento, o momento é de celebrar a colheita do café, que é um trabalho importante na história e vida dos capixabas. "É uma oportunidade importante para debatermos temas centrais como sustentabilidade e qualidade de produção do café, pois só assim ganharemos mais competitividade neste mercado mundial cheio de desafios e adversidades. Precisamos, cada vez mais, celebrar a ciência, tecnologia e conhecimento, que são instrumentos da sociedade moderna", ressaltou o governador. Hartung disse ainda que os produtores capixabas precisam mudar as relações com os recursos naturais para servir como bons exemplos de boas práticas para o País.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, também presente, ressaltou a importância do evento para a difusão de tecnologia e conhecimento entre os produtores. "Chegamos à oitava edição da Campanha de Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café no Espírito Santo e podemos observar a evolução de nossas lavouras ao longo dos últimos anos. Conseguimos aperfeiçoar nossas práticas, aumentar nossa produtividade e oferecer um produto com qualidade continuamente melhorada ao Brasil e ao mundo", afirmou.

O pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, fez uma palestra a respeito da Produção de Café Conilon Sustentável e de Qualidade, abordando, entre outras coisas, a pesquisa de mais de 30 anos feito pela Instituição e os resultados desse trabalho para a evolução da cafeicultura capixaba.

VII Noroeste Café Conilon
O evento foi marcado pela realização de Dia de Campo, dividido em três estações. Na primeira, os participantes receberam informações sobre Tecnologias para Renovação de Lavoura com Enfoque no Manejo da Irrigação e Gestão de Propriedade Cafeeira. O extensionista do Incaper João Luiz Perinni e o engenheiro agrônomo da Cooabriel Wander Ramos Gomes foram responsáveis por transmitir as informações. Na segunda estação, o pesquisador do Incaper José Antônio Lani e o representante da empresa Miac Máquinas Agrícolas, Walter Cavichioli, trataram da colheita mecânica do café conilon. Na ocasião, eles abordaram aspectos da evolução dessa espécie de café e realizaram demonstrações de campo. A terceira, abordou as tecnologias de pós-colheita. Nessa estação, o pesquisador da Embrapa Café lotado no Incaper, Aymbiré Francisco da Fonseca, o presidente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - Cetcaf e produtor de cereja descascado, Dário Martinelli, e o cafeicultor Bento Venturim, que produz conilon de qualidade, fizeram demonstrações sobre o processo de descascamento.

Dia da Colheita do Café Conilon

No Espírito Santo, a colheita do conilon é aberta no dia 14 de maio. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Dessa forma, garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto. Anualmente, o lançamento da colheita do café conilon é celebrado com diversas ações, com o objetivo de conscientizar o produtor rural de que o bom café é aquele produzido com qualidade, desde o plantio até o armazenamento, e sempre com a utilização de técnicas adequadas e recomendadas pelo Incaper.

Cafeicultura no Espírito Santo
O café está presente em praticamente todos os municípios capixabas. O estado é o segundo maior produtor brasileiro de café, destacando-se por deter 80% da produção de conilon do País. A cafeicultura envolve 131 mil famílias capixabas e está presente em 60 mil propriedades rurais. A atividade gera em torno de 400 mil empregos e ocupa 474.685 hectares do território capixaba. Dessa área plantada, 309.481 hectares são dedicados ao conilon.

De acordo com a Conab, para a safra de café de 2015 (levantamento de janeiro de 2015), a produção total (arábica e conilon) cafeeira no Espírito Santo indica volume entre 11,41 e 12,09 milhões de sacas de café beneficiadas, com produtividade estimada entre 26,22 e 27,77 scs/ha. Para a espécie arábica, estima-se uma produção entre 2,89 e 3,13 milhões de sacas, 1,2 a 9,6% superior à produção de 2014, que foi de 2,86 milhões de sacas. Para o conilon, a primeira estimativa de safra 2015, indica produção estimada entre 8,52 e 8,96 milhões de sacas. A pesquisa indica uma produtividade média de 30,88 scs/ha. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures