ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: Meridiano exporta café torrado para europeus

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A velha história de que o Brasil é o maior produtor mundial de café, mas é a Alemanha quem possui o maior complexo torrefador do produto no mundo, poderá mudar nos próximos anos. E essa nova fase acontecerá com a ajuda de um torrefador capixaba que decidiu exportar café torrado em grão para a Europa.

Depois de fazer a exportação do café em diferentes blends (mistura de grãos para que sejam obtidas as bebidas desejadas), por cerca de três anos associado ao embarque de rochas ornamentais e outros produtos, a Meridiano realizou, em maio passado, a exportação do primeiro contêiner exclusivo de café para a Alemanha. "No total, foram 5,5 toneladas de café industrializado", explicou o diretor da empresa, Éder Pancieri.

A família Pancieri procurou parceiros na Alemanha que estivessem interessados em investir não só na distribuição do produto, mas também no marketing e na diferenciação do café Meridiano. "Os alemães não ficaram somente na venda dos nossos produtos em cafeterias e em outros estabelecimentos. Construíram e patentearam cafeterias ambulantes que são, na verdade, pequenos veículos, do tipo triciclo, que funcionam como veículo de divulgação e como cafeterias ambulantes", anima-se Pancieri, ao falar dos distribuidores do Meridiano na Alemanha.

Os blends exportados são os mesmos que a empresa coloca no mercado brasileiro, segundo Éder Pancieri. "Exportamos para a Alemanha, em maior volume, mas também para outros países, o blend para Espresso, padrão UTZ Certified, o café Orgânico, Classic, Tradicional, e Espresso", explica. Todos com selo de qualidade da Associação Brasileira do café em classificação "Gourmet", "Superior" e "Tradicional".

Recorde de vendas

O Brasil exportou, no ano passado, entre grãos verdes e industrializados, 29,3 milhões de sacas, volume recorde, segundo dados das organizações ligadas aos produtores e exportadores de café. O volume vendido para outros países também rendeu ao país uma receita recorde de US$ 4,7 bilhões. O volume é 4,4% maior em comparação ao ano de 2007, segundo dados do Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé).

Já a exportação de café torrado e moído é insignificante, se comparada com o volume produzido no Brasil. Apesar de ter crescido 37% em 2008, na comparação com 2007, o volume de café industrializado exportado no ano passado foi de 135 mil sacas, conforme a Associação Brasileira das Industrias de cafés (Abic), com faturamento de US$ 36 milhões.

Os brasileiros consumiram 3,2% a mais de café em 2008, quando comparado com 2007. No ano passado, os brasileiros beberam 17,66 milhões de sacas de café. No ano anterior, o volume foi de 17,11 milhões de sacas. O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, perde apenas para os EUA.

O consumo per capita do brasileiro é de 4,5 kg por ano. Se o volume total de café consumido no país for dividido por todos os brasileiros, cada habitante teria consumido, durante o ano todo, mais de quatro quilos de café.

As informações são do jornal A Gazeta, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures