ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé abrirá filial no ES de onde exportará café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2011

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Espírito Santo terá, ainda 2011, uma subsidiária da Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), que é a maior do mundo no setor cafeeiro. A subsidiária da cooperativa mineira ficará no município de Serra, onde foi alugado um armazém com capacidade para 100 mil sacas de café.

Com a abertura da subsidiária, a cooperativa pretende transferir para o Porto de Vitória as exportações de cafés finos que hoje são feitas pelo Porto de Santos. A Cooxupé exporta anualmente cerca de 100 mil sacas de cafés finos, a maior parte delas produzida em Minas Gerais.

A substituição do Porto de Santos pelo Porto de Vitória, segundo o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, busca a redução de custos. Além de tarifas mais elevadas, no porto paulista há o custo do transporte rodoviário e o pagamento de pedágios em cerca de 20 praças no trajeto da cooperativa de Guaxupé (MG) até o Porto de Santos (SP).

E o interesse da Cooxupé no Espírito Santo não para por aí. Segundo Melo, que acompanhou os dirigentes da cooperativa na visita ao Estado, a instituição já estuda a abertura de uma filial no Espírito Santo para iniciar a operar no mercado de café conilon. O trabalho de ponta desenvolvido pelos pesquisadores do Incaper com o conilon está despertando o interesse do mercado no café capixaba.

Além de ser a maior cooperativa de café do mundo a Cooxupé figura entre as cinco maiores exportadoras do país. Além de exportar café, a cooperativa tem uma unidade torrefadora para atender ao mercado interno.

Na avaliação do presidente do Incaper a presença da Cooxupé será altamente positiva para os cafeicultores capixabas e também para as cooperativas locais de menor porte. "O Espírito Santo só tem a ganhar com isso. E as pequenas cooperativas também, porque abre a possibilidade de novas parcerias", destaca Melo.

A reportagem é do jornal A Gazeta, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures