ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso de Qualidade de Café da região de Lajinha é destaque em Minas Gerais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
O encerramento do Concurso Coocafé Qualidade Regional no último sábado, dia 24, foi marcado por grandes surpresas. Para a organização, uma delas foi o fato de que 12 dos 20 finalistas não participaram do evento em 2011; prova de que o Concurso tem crescido e despertado cada vez mais a atenção dos cooperados.

O evento contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre cooperados e familiares, funcionários, parceiros e convidados, que puderam assistir, durante a abertura, à apresentação do Coral "Vozes do Futuro", formado por alunos da Escola Estadual Arnaldo Leite Rebeiro, que fazem parte do Projeto Peas Juventude, apoiado pela Coocafé e pelo Sicoob Credicaf.

Em seguida, os diretores da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira - Presidente -, João Batista Bartoli de Noronha - Administrativo Financeiro - e Pedro Antônio Silva Araújo - Produção e Comercialização - deixaram suas mensagens aos convidados. Também estiveram presentes os Conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa.

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB/ES) também marcou presença, representada por seu Presidente, Esthério Sebastião Colnago, que, mesmo envolvido no Encontro Estadual de Mulheres Cooperativas - evento realizado em Aracruz/ES -, fez questão de prestigiar o Concurso. Em sua fala, o presidente, fazendo um gancho com o evento da OCB/ES, ressaltou a importância da mulher no cooperativismo e o quanto estas têm se envolvido cada vez mais no sistema, como foi possível notar, inclusive, no concurso, no qual 4 dos 20 finalistas eram mulheres.

Os presentes também puderam ouvir as comissões envolvidas em todo os processos do evento. O superintendente Comercial de Insumos, Waldir Francese Filho, compartilhou suas percepções sobre as propriedades dos cooperados finalistas. O Q Grader Silas Carlos falou sobre as eliminatórias do Concurso e o Gerente de Captação de Café, Adriano Costa de Paula, ressaltou o empenho de cada cooperado para a realização do Concurso.

O superintendente Administrativo Financeiro, Luciano Nunes Fonseca, conduziu a cerimônia, e teve o auxílio dos Gerentes de captação de Café e Comercial, Adriano Costa e Luiz Andrade, durante o anúncio dos vencedores.

Para o vencedor da Categoria Café Natural, Nilson Paulino Lucas - do Córrego dos Oliveiros/Novo Horizonte, de Mutum/MG -, a alegria já era grande de estar entre os 10 e a vitória foi uma bela surpresa. Ao ser indagado sobre esperar a vitória, veio a resposta, em tom de brincadeira: "eu não esperava, mas a gente sempre participa acreditando que pode ganhar".

E não só ganhou uma moto 0km, como também recebeu, da Altagro, uma proposta de venda de uma saca de café do lote inscrito no concurso pelo valor de R$ 2.500.

A proposta também foi realizada à produtora Andréa Vivacqua - do Córrego Marapé, Brejetuba/ES -, campeã da edição na Categoria Café Cereja Descascado. Trabalho e determinação foram os segredos da vitória, revelou Andréa. "A qualidade do café foi fruto de um trabalho intenso durante o ano todo e, por isso, acreditavamos, sim, na possibilidade da vitória".

Os demais vencedores do Concurso também receberam propostas acima do valor previsto no regulamento. As parceiras Nucoffee, que é uma plataforma Syngenta, e Mckinlay arremataram os lotes e sacas, respectivamente, dos 5 primeiros colocados, de cada categoria, sendo Cereja Descascado pela Nucoffee e Café Natural pela Mckinlay (ver premiação abaixo).

O 6º Concurso Coocafé Qualidade Regional contou com o apoio dos parceiros: Altagro, Syngenta, Heringer, Sicoob Credicaf, Stoller, NeoPlastic, Husqvarna, CCM do Brasil, Gehaka e Shindaiwa.

Sobre o Concurso

O Concurso Coocafé Qualidade Regional nasceu em 2007, não só com o objetivo de premiar os cooperados produtores dos melhores cafés da região, mas também de evidenciar o potencial cafeeiro dos mesmos. Se, há 30 anos, 95% do café dos cooperados da Coocafé era do tipo rio zona, de baixa qualidade, hoje, mais de 80% do café que entra na cooperativa é padrão bebida, ou seja, de qualidade. Tal transformação só foi possível devido ao trabalho árduo de produtores que acreditaram na possibilidade de produzir com qualidade e sustentabilidade. E são esses produtores que o concurso busca reconhecer e valorizar. O evento, que tem se tornado tradição, agora caminha para sua 7ª edição.

As informações são da Coocafé, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures