ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como serão as chuvas no extremo sul da Bahia, região de Teixeira de Freitas?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Renato Fernandes, Teixeira de Freitas/BA: Prezado Celso, gostaria de saber como devem ser as chuvas no extremo sul da Bahia, região de Teixeira de Freitas, até o final de janeiro e no restante do verão, no tocante a volume e regularidade. Ótimo ano novo a todos!

Celso Oliveira, meteorologista da Somar: Olá, Renato. Um bom ano à você também!

Com a passagem de uma frente fria voltou a chover forte em Teixeira de Freitas, depois de quase 15 dias de tempo completamente seco. Choveu algo em torno dos 60mm em média, sendo que em meses de janeiro normais chove algo em torno dos 150mm. Ou seja, até o momento, choveu 40% do esperado para todo o período. Com estas chuvas, mesmo com a volta do tempo seco, espera-se um período de 15 ou 20 dias de alívio no extremo sul da Bahia. A umidade do solo aumentou e deverá permanecer elevada durante este período, aproximadamente.

Mas nem precisaremos esperar muito. Entre os dias 15 e 16 de janeiro, a presença da borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deverá provocar algo em torno dos 25mm no extremo sul da Bahia. É interessante afirmar que a presença de um Vórtice Ciclônico nem sempre indica previsão de tempo seco e quente. Quando há formação de um Vórtice, a região central deste Vórtice fica com tempo seco e quente, mas nas bordas são registradas pancadas de chuva. O grande problema é que na maioria das vezes todo o estado da Bahia fica sob o centro do Vórtice. E aí não tem jeito: o tempo fica seco e quente. Mas não será o caso deste sistema na próxima semana.

Depois destas chuvas, aí sim, a expectativa é de tempo seco e quente, pelo menos até o dia 25 de janeiro.

Os simuladores mais estendidos do INPE indicam que este tempo seco prosseguirá até o final do mês. No final, o modelo de clima acabará acertando a tendência para janeiro: precipitações abaixo da média não apenas em Teixeira de Freitas, mas como em boa parte da Bahia.

Para fevereiro e março, a irregularidade e precipitações abaixo da média prosseguirão. Não teremos ausência total de chuvas, mas teremos algumas pancadas (até fortes) alternadas com longos períodos de tempo seco e quente. A maior preocupação fica para as culturas de ciclo curto como feijão e milho, além das pastagens. Elas sofrem muito mais com estas variações bruscas do tempo que culturas perenes.

Você tem alguma dúvida sobre previsão de tempo e clima para café?

Clique aqui para fazer sua consulta!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures