ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colômbia: com menor infestação da Broca, café mostra maior qualidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/10/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Durante o ano, a dinâmica da Broca-do-Café, inseto que se alimenta exclusivamente do fruto, mostrou uma baixa porcentagem de infestação, situação que está coincidindo com uma produção nacional estável e uma qualidade melhor do que as colheitas anteriores.

Foto: Ivan Padovani/Café Editora
                                      Foto: Ivan Padovani/Café Editora

Apesar desta boa condição sanitária do país, que durante todo o ano teve aliados como neutralidade climática e a aplicação pelos produtores de boas práticas para o manejo integrado da praga, é necessário que os cafeicultores se mantenham alertas sobre o controle do inseto, que se reproduz muito rapidamente.

Nesse sentido, a Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) iniciou uma campanha de informação através do seu Serviço de Extensão para que os produtores mantenham medidas de controle sobre a Broca: "com material educativo composto por panfletos, mensagens de rádio e reuniões verbais, enfatizamos aos produtores a necessidade de estar conscientes de que a praga é um problema que merece toda a atenção para evitar que se ‘dispare’ de surpresa”, disse o gerente técnico da FNC, Hernando Duque.

Com a segunda estação chuvosa do ano, inicia também a colheita de café. Esses dois fatores são determinantes no ciclo de reprodução da Broca, já que a estação úmida é favorável ao seu desenvolvimento, buscando frutos maduros e iniciando um novo ciclo de reprodução, cujas populações virão infestar novos frutos nas plantações de café.

"Este ano, para as áreas do país que têm a colheita principal no segundo semestre, o maior volume de café será apresentado de 15 a 30 de novembro. Assim, há tempo suficiente para ataques de Broca em frutos desses picos de colheita. Não é conveniente pensar que, porque nos encontramos com baixos níveis do inseto, a situação será assim. A Broca é um inimigo muito dinâmico, que está sempre lá, esperando para atacar quando as condições são favoráveis", acrescentou Duque.

Medidas de controle na plantação de café

- Colher o café oportunamente. Isso envolve fazer a colheita evitando deixar frutos maduros, muito maduros ou secos na planta, uma vez que eles podem se tornar  focos de re-infestação para os frutos que estão amadurecendo e têm mais de 200 a 210 dias de formação;

- Durante a colheita, deve-se manter fechados os pacotes de fibras utilizados pelos colhedores enquanto permanecem na plantação de café. Esta prática evita a dispersão da broca;

- Os grãos com defeitos e as flores devem ser manejados na pós-colheita, para evitar o retorno da broca para as plantações de café.

Medidas de controle no benefício

Depois que o café é colhido, o próximo passo é beneficiá-lo, ou seja, o grão é despolpado e lavado para secar. Para evitar a dispersão do inseto é necessário:

a) Colocar o café cereja no funil imediatamente após a pesagem. É preciso cobrir o funil de recepção com um plástico impregnado de gordura, de modo que as Brocas que voam fiquem presas lá;

b) Os grãos com defeitos devem ser secos em toldos no silo ou ser solarizados antes de serem levadas para o pátio de secagem.

Segundo o gerente técnico da FNC, todas as atividades que são feitas para evitar o retorno da praga para as plantações de café permitirão manter a qualidade da bebida e, com isso, melhorar a rentabilidade do cafeicultor.

As informações são da FNC/ Tradução Juliana Santin

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures