ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNC pede agilidade na aprovação de novos produtos de combate à broca

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) teve audiência, nesta quarta-feira, 5 de abril, com Pedro Ivo Sebba Ramalho, diretor adjunto da Diretoria de Gestão Institucional da Anvisa. Silas Brasileiro solicitou ao órgão maior celeridade na aprovação de produtos para o combate à broca-do-café a fim de evitar que o ataque da praga se torne preocupante ao setor.

Segundo ele, desde o banimento do Endosulfan, sem a aprovação de substitutos eficazes, o que só passou a ocorrer a partir do ano passado, há a possibilidade de crescer o ataque de broca nos cafezais brasileiros.

O presidente do CNC conversou com a Anvisa para buscar saídas que propiciem um cenário de segurança ao cafeicultor, que pode ter suas vendas comprometidas caso aumente a incidência da praga, pois os frutos perdem peso e passar a ser necessária uma maior quantidade de grãos para compor uma saca.

De acordo com Silas Brasileiro, a agilidade na aprovação de novos produtos também é importante porque, além do trâmite para que o defensivo chegue ao mercado, ainda existe o período de “aprendizado” do produtor para a melhor aplicação nos cafezais.

Segundo o CNC, estima-se um prazo de três anos para que o cafeicultor adapte suas lavouras aos melhores resultados dos novos produtos, o que pode fazer com que oscile a incidência de broca em suas lavouras, fato que pode afastar momentaneamente algumas indústrias compradoras, sendo este mais um ponto de impacto negativo junto à necessidade de mais grãos de café para formar uma saca.

Em relação ao consumo da bebida, o presidente do CNC afirma que a broca não é prejudicial à saúde humana, portanto esse não é um cenário de alarme para a população. Segundo ele, os principais consumidores internacionais adquirem o café brasileiro cientes da excelente qualidade do produto, que atende a todas as especificações legais mundo afora. “E assim também é no Brasil”, exclama. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures