ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés campeões de São Paulo recebem homenagem

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/12/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Foto: Mariana Proença/Café Editora

Da Redação

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, premiaram nesta sexta-feira (15), os melhores produtores de café e empresas beneficiadoras, durante a 16ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Geraldo Alckmin destacou que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e que o Estado de São Paulo, que produz o café arábica, tem o constante desafio de aprimorar cada vez mais a qualidade do grão. “Estamos melhorando a renda do pequeno produtor, por meio da agregação de valor, de qualidade e estímulo ao associativismo e cooperativismo”, disse.

O governador entregou certificados à Cafeteria Il Barista, que venceu na categoria Especial e estava representada pela presidente Gelma Franco; ao Café Gran Reserva, da Coopinhal, na categoria Ouro, representada pelo diretor Herique Galucci; e ao Café Três Corações, na categoria Diamante, representada pelo diretor João Karlstrom. O certificado também foi entregue à produtora Gertrudes dos Santos, de Caconde, que foi a vencedora da categoria Experimental Nanolote, e ao produtor de Divinolândia, Carlos Eduardo Mengali, vencedor do Prêmio “Aldir Alves Teixeira”.

Foto: Mariana Proença/Café Editora

O secretário Arnaldo Jardim destacou que, além da relevância do café, pelo conhecimento gerado e seu papel econômico e social, esta edição do Concurso teve a peculiaridade de reunir, entre os primeiros colocados, os produtores da Associação dos Produtores de Café de Qualidade (Aprod), de Divinolândia, que participaram do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II – Acesso ao Mercado. O projeto do governo paulista é executado pelas Pastas da Agricultura, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

Foto: Mariana Proença/Café Editora

“Acompanhamos todo o trabalho desta associação, desde que se juntaram para superar o desafio de obter o georreferenciamento e conseguir a primeira instalação para beneficiar e fazer a torrefação, dando um salto de qualidade. Depois, os produtores se inseriram no Fair Trade, uma tendência de valorização pelas boas práticas de produção diferenciada. Estamos celebrando o bom café, mas também o pequeno produtor e um programa distinto de agregação de valor, que é o Microbacias II”, disse Arnaldo Jardim.

Foto: Mariana Proença/Café Editora

O presidente da Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo, Eduardo Carvalhaes Junior, destacou o papel estimulador da produção. “O concurso aproxima os pequenos produtores paulistas das grandes torrefações, que coroa toda a produção. Mesmo diante da crise, os cafeicultores conseguiram entregar produtos excelentes para o concurso”, avaliou.

Café Solidário
O governador recebeu ainda a doação de 214 quilos de café arábica produzido no cafezal do Instituto Biológico, que serão destinados às entidades beneficentes ligadas ao Fundo Social de Solidariedade (Fussesp). A entrega de um termo de doação do lote, dividido em 856 pacotes de 250 gramas, foi realizada pelo diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho.

“Com essa iniciativa podemos contribuir com as instituições que atendem àqueles que mais precisam. Estamos distribuindo um produto de alta qualidade, orgânico, produzido em um centro de pesquisa de excelência”, afirmou Batista.

O evento teve ainda a presença dos diretores do Instituto Agronômico (IAC), Sergio Augusto de Morais Carbonell, e de Economia Agrícola (IEA), Celso Vegro.

*Texto original do Boletim da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Por Paloma Minke. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAIMUNDO ANTONIO DA S AMORIM

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/12/2017

Parabens governador o Reconecimento de quem e produtor e preciso estimular.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures