ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Cafeicultores de Honduras querem quinto lugar na produção mundial

Honduras poderá avançar ao quinto lugar na produção mundial de café se alcançar a meta de mais de 7,6 milhões de sacas de 60 quilos de café na safra de 2016/2017. O grande desafio agora é a mão de obra hondurenha, que é escassa na colheita dos grãos. A colheita de café está em 55% da produção.

O presidente do Instituto Hondurenho de Café (Ihcafé) explicou que o maior apogeu está nas zonas baixas, enquanto seguirá o corte nas partes altas entre fevereiro e março.

“Agora, estamos em sexto lugar da produção mundial e queremos passar ao quinto lugar”, disse Reyes, agregando que o país ocupa o primeiro lugar na América Central e o terceiro no continente.

As exportações de café até 12 de janeiro somaram 1,07 milhão de sacas, o que representa um crescimento de 47% com relação ao ano anterior e 338,8 mil sacas a mais.

Em valor, as exportações foram de US$ 197 milhões, segundo dados da Associação de Exportadores de Café de Honduras (Adecafeh).

Cerca de 70% das exportações foram para a Europa, 24% a América, 5% para a Ásia e 1% para a Oceania. Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, Itália e França são os maiores compradores.

“Se vencermos algumas adversidades, creio que podemos avançar”, disse Reyes sobre as expectativas de se posicionar em quinto lugar.

Uma delas é a melhora das estradas e a mais grave é o contrabando. Na colheita anterior, reportaram fugas de mais de 610 mil sacas.

Os diretores do Ihcafé garantem que se houver escassez de mão de obra nacional para o corte das fazendas terão que trazer mão de obra de países vizinhos. Até agora, reportam a entrada de 55.000 cortadores, dos quais 30.000 provêm de El Salvador e Guatemala nas fazendas do ocidente.

As informações são do La Prensa / Tradução por Juliana Santin 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.