ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Café não é commodity e o produtor também não deve ser", diz especialista

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Apesar de ser o maior produtor de café do mundo, o Brasil é o segundo maior consumidor do produto, perdendo para os Estados Unidos que lidera o mercado de consumo mundial. Ao falar sobre o assunto, Jefferson Carvalho, da Rabobank, chama a atenção para os números. Em palestra na Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, o executivo abordou o tema “Volume x Valor: Já é hora de virar a chave”.

“Notamos uma evolução no consumo ao analisar os últimos anos, entre 2005 a 2010, tivemos um avanço espetacular de 4,3%; já depois de 2010 esse índice caiu para 1,3%. Será que podemos culpar a crise?”, questiona.

Foto: Henrique Viera / Fenicafé

Jefferson Carvalho afirma que o brasileiro, proporcionalmente, gasta mais que o americano no consumo de café. “Ele paga pouco pelo café em relação ao americano, mas consequentemente ganha menos”.

Para ele, o desafio é fornecer o café certo no lugar certo, no momento certo com a precificação certa. “Temos que ensinar o brasileiro a tomar café. Devemos entender o que ele gosta e o que ele pode pagar” explica, dizendo que há uma década o valor de café no mercado cresce mais que o volume comercializado.

“Pensar só em volume, pode ser um erro. É um indicador importante, tanto quanto custo de produção, como hedge e segmentação. Isso é garantia de receita; é saber quanto vai colher e quanto vai vender”. Ao finalizar, Jefferson Carvalho afirma que “O café não é uma commodity. E o produtor também não deve ser”.

Fenicafé

A Feira reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. Este ano, a feira acontece de 21 a 23 de março de 2017, no Pica Pau Country Club, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), e se divide em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures