ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caboclo ativista

POR XICO GRAZIANO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/06/2013

4 MIN DE LEITURA

7
0
José Batistela, octogenário, personagem famoso em Araras (SP), minha terra natal, me escreveu dias atrás, logo após a primeira das manifestações de rua. Gente simples do interior, roceiro ainda por cima, o sitiante não conseguia entender direito a confusão existente na metrópole. "Contra o que, afinal, lutam esses jovens?"

Senti-me, de cara, impotente para explicar o porquê daqueles acontecimentos. Eu próprio, temperado há tempos na selva de pedra, mal compreendia o sentido daquilo que testemunhara no centro de São Paulo. As ruas pareciam demonstrar uma complexa mistura de rebeldia, ideologia, oportunismo, esperança e temor sobre o futuro. Não tive como responder, naquele momento, ao meu matuto conterrâneo.

Na sequência, conforme todos vimos, cresceram as passeatas, ganhando o apoio popular, espalhando-se pelo País. Surgida na reivindicação do transporte, aos poucos seu propósito mais amplo e difuso se delineou. As manifestações, embora contaminadas por grupelhos bandidos, carregavam uma forte negação do sistema político. Os jovens, ficou claro, gritam por uma sociedade decente. Acorda, Brasil.

Mais esclarecido sobre o rumo do movimento, tomei coragem para retornar ao seu Zé Batistela. Remeti a ele, em meu amparo, um apanhado de opiniões. Ignácio de Loyola Brandão, escritor dos melhores, disse que nos ônibus as pessoas viajam qual "gado amontoado", mas os protestos eram "contra a vida miserável, expressam o saco cheio". Fernando Henrique Cardoso argumentou que as razões se encontram "na carestia, na má qualidade dos serviços públicos, na corrupção, no desencanto da juventude frente ao futuro". Demétrio Magnoli, sociólogo da USP, concluiu que as pessoas estão "fartas do governo e da oposição, da corrupção e da impunidade, da soberba e do descaso". Opiniões abalizadas.

Traduzi assim essa gritaria que anda assustando a Nação. Na briga contra o valor da passagem dos ônibus, claramente se encontra a frustração da juventude acerca dos destinos políticos no Brasil, a insatisfação contra a podridão do poder. Os jovens parecem se sentir desdenhados, esquecidos e humilhados pela política degradante, corrupta e falsa, que abominam. No país do futebol, dos estádios que custam os olhos da cara, nunca sobra recurso para melhorar a vergonha da saúde, a tristeza do ensino fundamental, a tragédia da segurança pública.

Calejado no trato da terra desde quando os colonos italianos para cá vieram cuidar de cafezal, por mais que eu me esforçasse para explicar as coisas, seu Zé Batistela mostrava-se ainda ensimesmado. Compreensivelmente, me retrucou. Ele sente lá na roça o desencanto da sociedade brasileira com a política velhaca instalada na República, as promessas mentirosas, a lambança. Mas por que, de repente, a boiada estourou?

Não é fácil explicar a profunda transformação, global, que tem sofrido a democracia representativa na era da comunicação digital. À margem dos partidos, até mesmo contra eles, as redes sociais geram uma sociedade articulada, cheia de comunidades virtuais, mas, contraditoriamente, efêmera e anárquica. No passado, as massas revoltosas precisavam do discurso inflamado nas tribunas; agora, os sonhos da mudança se alimentam do computador. Ou no celular.

Reminiscências me tomaram a mente. Nos anos 70, estudantes de Agronomia em Piracicaba, nós enfrentamos a prepotência da polícia nas passeatas contra a ditadura militar. Jogamos bolinhas de gude para atrapalhar o passo dos cavalos, atiramos pedras nos escudos, nos esgoelamos pela democracia, todos unidos pelo utópico socialismo. Mais tarde, maduro na vida, acompanhei satisfeito a geração de meus filhos se pintar de verde e amarelo e exigir a derrubada de um mandatário desonroso.

A simpatia pelo protesto juvenil me desafia a convencer o conservador Zé Batistela a aceitar o processo de mudança delineado nas ruas. Mas ele permanece reticente. Quando, na televisão, viu os governantes, do Rio de Janeiro e de São Paulo, felizes anunciarem a redução do preço das passagens, me telefonou: decepcionado, queria agora saber de onde sairia o dinheiro para cobrir a diferença da passagem. Embora caipira, ele sabe que inexiste mágica na administração pública.

Governar se resume a estabelecer prioridades no gasto orçamentário. Por exemplo: apenas metade de um estádio Mané Garrincha evitaria que 500 mil cabeças de gado, um quarto do rebanho, morressem esqueléticas pela seca do Semiárido; com a outra metade se construiriam cisternas e açudes, se protegeriam inúmeras áreas fragilizadas pela desertificação e ampliaria a irrigação dos pequenos agricultores. A tragédia da seca nordestina, a maior dos últimos 50 anos, passou quase despercebida na sociedade urbana que se rebela nesses dias. Ninguém gritou, o campo ficou esquecido.

O dinheiro de uma reforma do Maracanã, se aplicado na construção de armazéns, no seguro de renda agrícola, na pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na defesa agropecuária, ajudaria de forma duradoura, não apenas durante um campeonato, no desenvolvimento nacional. Um pedaço da grana consumida na Copa, se investida na estrutura da logística nacional, facilitaria o escoamento da safra, consertaria a buraqueira das rodovias, reduziria as perdas, diminuiria o frete. Sem roubalheira.

Moral da história para José Batistela: os caboclos, como ele, em vez de ficarem omissos, eternamente chorosos nos rincões, que abram os olhos, aprendam a se organizar, participar da sociedade de massas, defendendo suas demandas. Tornou-se o velho, em duas semanas, um aprendiz de ativista, com uma marca de origem: pacato como sempre foi, abomina atos de violência. Vandalismo, jamais.



 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS DARIO ARAUJO PORTELA

TERESINA - PIAUÍ

EM 30/06/2013

Xico G. tu falas da seca no NORDESTE E EU emendo quanto foi gasto na obra transposição e veja o tempo que consome nosso dinheiro e  no que a mesma ajudou salvar de bovinos?- Sem falar de ovinos, caprinos grandes produtos onde o nordeste é forte.
GUSTAVOADOLFOTEIXEIRATENORIODEALBUQUERQUE

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2013

mais uma vez parabéns pelos comentários honestos e oportunos
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2013

Xico Graziano sabe como poucos, mostrar a face negra das ações de um desgoverno cretino que abraça a corrupção, tolera a incrível roubalheira que a cada dia assistimos, que substitui necessidades fundamentais por grandiosas obras de fachada, que gasta nosso dinheiro e nosso esforço para aparecer, confiante em que o suborno perpetrado através das "bolsas" permitem todos esses desaforos a que somos submetidos.

Estou de acordo com o que o Xico descreve nesse documento que é muito mais, em substância, que um simples recado ao seu amigo caipira.

Parabéns Xico.
EDISON ANTONIO PIN

DOIS VIZINHOS - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 27/06/2013

Como sempre Xico Graziano poeta e escritor contemporâneo, relata com propriedade a situação que presenciamos no Brasil Rural e Urbano. O Xico deveria ser nosso líder rural pela sabedoria em retratar o sentimento do povo agricultor. Viva o Xico e viva o ativista José Batistela, que a população do campo se rebele autenticamente, pela primeira vez na história do Brasil. Aí sim, eu poderei descansar em paz no meu último suspiro...
EMMANUEL GOMES

JACOBINA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2013

É engraçado. O autor do texto jogou bola de gude e enfrentou a polícia quando era estudante. Como foi contra A DITADURA não era vandalismo. E agora? A polícia é a mesma truculenta da epoca da ditadura. Os escudos e os cavalos podem não ser os mesmos. As bombas de efeito moral e de lacrimogeneo da mesma forma. Entretanto, tenha certeza não é para proteger os cidadão. Servem para dispersar multidões.
ENALDO OLIVEIRA CARVALHO

JATAÍ - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2013

Agora é tarde para reclamar dos custos das obras da copa. Temos que aceitar e cumprir os contratos que foram assumidos sob as exigências da FIFA. Ou mostramos para o mundo que realmente não somos um país sério?

Quando o presidente Lula ficou viajando pelo mundo para trazer a copa e as olimpíadas para o Brasil, nenhum político, nem a população como um todo não questionou, pelo contrário, considerou como uma conquista do mandatário populista.

Com a queda de popularidade de Dilma, surge novamente a figura de Lula para salvador da pátria dos idiotas úteis em 2014. E o Brasil novamente será feliz graças as manifestações do povo que acordou e saiu as ruas para protestar.
ESTÊVÃO DOMINGOS DE OLIVEIRA

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/06/2013

Xico



Parabéns pelo artigo



Trabalho o dia todo, tenho família e filha pequena e dou aulas à noite. Não possuo tempo para participar dessas manifestações.



Entretanto à minha maneira acredito que sempre tenho me manifestado da forma mais eficiente que devemos e podemos: voto consciente. Posso não ter acertado em todas minhas escolhas, mas políticos que receberam meu voto e não cumpriram com suas obrigações não receberão novamente.



Será que esses manifestantes farão o mesmo daqui a pouco mais de 1 ano? Ou terão se esquecido e se deixarão levar pelas promessas dos MESMOS de sempre?



Abraços e tudo de bom

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures