ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Brasil: exportação de café diferenciado cai 35,89% em comparação com 2016

Da redação

Entre janeiro e maio deste ano, as exportações de café diferenciado do Brasil ficou em 1,797 milhão de sacas de 60 quilos, queda de 35,89% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Apesar da queda, a instituição acredita em recuperação das embarcações a partir do segundo semestre de 2017, apostando em 5,9 milhões de sacas vendidas no total. 

Foto: Gui Gomes/ Café Editora
                                        Foto: Gui Gomes/ Café Editora

De acordo com o diretor geral do Conselho, Marcos Antonio Matos, o mercado para esse tipo de café, cuja bebida é certificada e recebe pontuação elevada em avaliações técnicas reconhecidas, apresentou menor disponibilidade do produto em 2016, devido às chuvas que afetaram a qualidade da produção, mesmo sem terem prejudicado o volume da colheita, que foi de 51,37 milhões de sacas, 13% acima do produzido em 2015.

"O cafeicultor tem feito os tratos culturais necessários e os fundamentos são positivos para a recuperação dos patamares de exportação [8 milhões e 9 milhões de sacas]. Vamos acompanhar as condições climáticas", disse. 

O Cecafé informou, também, que a participação do segmento de diferenciados no total das exportações brasileiras de café nos cinco primeiros meses de 2017 foi de 14,2%, e os preços médios pagos pelo produto foram 20% superior às médias para o café convencional.

Exportação

Entre os principais destinos do café diferenciado brasileiro, os Estados Unidos mantêm a liderança, com 19% de participação. Alemanha (15%) e Bélgica (14%) aparecem logo em seguida. Segundo o presidente da instituição, Nelson Carvalhes, os países asiáticos começaram a aparecer no ranking agora, devido a qualidade do produto comercializado. 

“Japão e Coreia do Sul vão servir como catalizadores de sucesso para os demais países da Ásia consumirem café diferenciado”, comenta. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.