ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As 10 matérias mais lidas no mês de março

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
A equipe CaféPoint selecionou as dez matérias mais acessadas pelos leitores no mês de março de 2013, entre notícias de mercado e artigos de profissionais do setor. 

A falta de sustentabilidade econômica da cadeia produtiva do café no país destaca-se como o tema de maior recorrência entre as matérias mais lidas, sendo o foco principal de seis das dez listadas abaixo. 

Para ler o conteúdo completo, basta clicar no título de cada matéria, que traz a data de publicação com respectiva chamada. Confira, em ordem decrescente de acessos:

Juan Valdez em crise - publicação em 18/03

É necessário considerar diversos fatores como produtividade, inflação, salário mínimo ou custos de produção para entender as diferenças entre a cafeicultura de Brasil e Colômbia. Artigo demonstra evidências que contrariam senso comum da cadeia cafeeira nacional sobre o assunto, questionando até mesmo o sucesso do marketing dos cafés colombianos. Por Luiz Gonzaga C. Jr. e Eduardo Cesar Silva

Novas tendências em logística e armazenamento de café: a revolução do Big Bag - publicação em 06/03

Maria Fernanda Brando, consultora da P&A Marketing, analisa em seu novo artigo o movimento de transição de um componente fundamental na logística cafeeira nacional: as sacarias de café, por meio do crescente uso dos Big Bags.

Robusta transição - publicação em 04/03

Decisões produtivas são grandemente selecionadas pautando-se por variáveis econômicas, cujos pilares, ainda que vinculados a sistemas produtivos complexos, sustentam a impressão em que desponta o cenário de 'transição robusta' no Espírito Santo. No cenário global, a hipótese de passividade dos consumidores não revela o que de fato acontece nesse mercado e deveria ser descontinuada. Por Celso Vegro e Vera Francisco

Governo adotará medidas para conter queda no preço do café - publicação em 01/03

Em reunião do Conselho do Café em Brasília, Governo afirmou que serão adotadas medidas para conter a queda do preço do café. "Pedimos às lideranças para levar aos produtores a mensagem de que o ministério fara todo o esforço", disse o secretário executivo do Mapa. Presidente do CNC disse estar confiante de que o apoio do governo surtirá efeito. No entanto, mostrou-se desconfortável com a revogação repentina da IN16: "Foi (...) uma surpresa muito grande. Acho que houve precipitação. Deveria ter sido mais discutida com o setor".

Preços em baixa colocam em risco 25 anos de trabalho dos cafeicultores - publicação em 11/03

É urgente um pronunciamento do Ministério da Agricultura sobre os números de produção divulgados pela CONAB. Se estiverem corretos não existe excesso de café no Brasil. Se não for estancada e revertida a atual queda de preços, corremos o sério risco de perder 25 anos de trabalho dos cafeicultores brasileiros. Por Escritório Carvalhaes

Intervenção imediata na crise da cafeicultura é solicitada a novo ministro da Agricultura - publicação em 21/03

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG esperam que propostas para estancar prejuízos da cafeicultura sejam aprovadas na próxima semana. As principais medidas reivindicadas são a revisão do preço mínimo do café e a ampliação do prazo das dívidas vincendas em 2013. Conselho Monetário Nacional (CMN) deve votar na próxima quinta-feira (28) proposta de aumento do preço mínimo do café.

O vinho do café: os coados - publicação em 19/03

Felipe Croce, especialista em prova e qualidade de café, aborda em seu novo artigo as riquezas a serem exploradas na preparação e degustação de um bom café coado, lançando mão de analogia deste com o vinho. E alerta: "temos que pensar em nossos grãos como um produto final na xícara de uma forma que o cliente final poderá perceber a qualidade e assim se interessar em pagar mais pelo nosso café."

Cafeicultores estão de olho em Brasília - publicação em 27/03

A cadeia produtiva do café está na expectativa sobre as decisões desta quinta-feira, em reunião do Conselho Monetário Nacional. Produtores e Ministério da Agricultura acertaram alguns pontos que querem ver aprovados na reunião. Preço mínimo de R$340 para a saca do arábica e retirada de pelo menos 5 milhões de sacas de café do mercado estão em pauta.

Café arábica perde mercado - publicação em 18/03

"Escrevo este artigo, com muita honra, com dois craques do mundo do café: Luiz Suplicy Hafers e Rodrigo Corrêa da Costa. O que se segue é fruto de muita prosa." Por José Roberto Mendonça de Barros

Robério Silva (OIC) comenta falta de sustentabilidade do setor - publicação em 12/03

Ao término do seminário internacional do café, que ocorreu na última semana na capital britânica, o diretor executivo da Organização Internacional do Café - OIC, Robério Silva, fez uma avaliação pouco otimista do mercado global da commodity depois de meses de forte recuo dos preços. "A queda de preços já começa a afetar a sustentabilidade do setor, especialmente dos produtores de arábica".

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures