ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Araponga vence primeira fase do 12º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Este ano o Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café terá três etapas para indicar seus campeões. Na primeira delas, o Júri Técnico apontou como excepcional o café do produtor João da Silva Neto, da cidade de Araponga, na região das Matas de Minas. O produto obteve nota de 8,7 pontos, em uma escala de 0 a 10, e conquistou o primeiro lugar na fase que ocorreu no dia 1º de dezembro, no laboratório do Centro de Preparação de Café, do Sindicafé - São Paulo, na capital paulista. Além da melhor nota do concurso, o produto foi campeão na categoria Cereja Descascado.

Foto: Arquivo pessoal
O produtor João da Silva Neto, da cidade de Araponga, na região das Matas de Minas, que lidera a primeira etapa do 12º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café


Na categoria Natural, o café com melhor nota de Qualidade Global foi o do produtor José Alexandre Abreu de Lacerda, da cidade Dores do Rio Preto, do Espírito Santo, que obteve a nota de 8,33 pontos. E, na categoria Microlote, a melhor nota foi obtida pelo café produzido por Maria Aparecida Maciel Gomes, na cidade de Japira, no Paraná.

Os cafés nesta etapa foram avaliados segundo a metodologia de análise sensorial utilizada no PQC – Programa de Qualidade do Café da Abic, que desde 2004 certifica e monitora os produtos existentes no mercado interno. O Júri foi composto por técnicos e especialistas dos laboratórios credenciados pela associação para realizarem as análises do PQC.

Estas primeiras notas, de Qualidade Global, no novo formato do Concurso, terão peso igual a 70% da nota final. Para complementar os resultados, serão feitas avaliações ainda da Sustentabilidade de cada propriedade cafeeira, e dos Júris Populares. Estas duas etapas terão peso de 15% cada na nota final de cada um dos lotes, o que poderá alterar a pontuação dada pelo Júri Técnico.




Próximas etapas
Teve início na manhã de ontem (3/12) a etapa dos Júris Populares, que começou por São Paulo, capital. Formados por grupos de consumidores, esses júris ajudarão a avaliar os cafés segundo o gosto popular também nas cidades de Belo Horizonte, Londrina, Vitória e Salvador. Estão sendo avaliados os 11 lotes finalistas dos melhores cafés de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia, todos finalistas dos respectivos certames estaduais.

Segundo a Abic, a divulgação do resultado final, que considera estas três avaliações – Qualidade Global, Sustentabilidade e Júri Popular – inicialmente prevista para 11 de janeiro, poderá ser antecipada para dia 16 de dezembro.

Já os leilões dos lotes estão previstos para 12 a 19 de janeiro, aberto a torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o país. Esses cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril, compondo a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

_____________________________________

Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures