ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra 2015/2016 terá queda de 5,8% estima IBGE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/04/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
 Da redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (10/4), o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referente a março de 2015. No estudo, a instituição apontou que, em 2015, a safra total brasileira de café será de 2.551.541 toneladas, ou 42.525.683 sacas de 60 kg, apresentando queda de 5,8% em relação à colheita de 2014, principalmente em função das adversidades climáticas ocorridas em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Desse volume, 1.880.548 toneladas – 31.342.467 sacas – se referem à variedade arábica e 670.993 toneladas – 11.183.216 sacas – à conilon. Leia, abaixo, as considerações do IBGE a respeito da colheita das variedades arábica e robusta.

Café arábica (em grão)
No ano passado, o país amargou uma queda drástica na produção de café arábica em função do clima excessivamente quente e seco, notadamente no sul de Minas Gerais e São Paulo. Este ano, as chuvas retornaram em algumas regiões produtoras, apesar de ainda estarem abaixo das médias históricas e bem aquém das necessidades das lavouras, que também tiveram seu potencial produtivo comprometido em face da deficiência na floração e baixo crescimento no ano anterior. Muitas lavouras foram “esqueletadas” com intuito de serem preparadas para a produção em 2016, em função de não terem recuperado seu potencial produtivo para 2015.

Café canephora (em grão)
Quanto ao café canephora, a queda da produção em 2015 decorre do Espírito Santo, principal estado produtor desse tipo de café, com participação de 68,2% do total nacional. A estiagem afetou o desenvolvimento das lavouras em algumas áreas produtoras, culminando em menor carregamento de flores e formação dos chumbinhos. Esse estado aguarda uma produção de 457,4 mil toneladas, 23,3% menor que a obtida no ano anterior. Forte queda influenciada pelo comparativo com a safra anterior que foi recorde, quando registrou uma safra de 596,2 mil toneladas.

Informações CNC/ Por Paulo A. C. Kawasaki

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NISIO JOSE SOARES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 12/04/2015

Acredito que além das causas citadas para redução da safra, seja também a recepagem de muitas lavouras, motivada pelo preço baixo em vários meses de 2014, ditados pelos especuladores e manipuladores na bolsa de Nova York.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures