ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC será depositária do novo Acordo Internacional do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Na última sexta-feira, dia 25 de janeiro, a OIC (Organização Internacional do Café) realizou, em Londres, sua 99ª Sessão Extraordinária. Entre os assuntos que constavam na pauta, foi aprovado o projeto de resolução nº 161/07, o qual definiu a própria OIC como depositária do novo AIC (Acordo Internacional do Café). No documento anterior, a Seção de Tratados da Organização das Nações Unidas exercia esta função, porém, para este novo Convênio, a ONU já havia anunciado que não poderia continuar exercendo o papel de depositária.

A realização da 3ª Conferência Mundial do Café também foi discutida entre os membros da OIC. A primeira edição, que ocorreu no ano 2000, em Londres, teve como presidente o colombiano Jorge Cárdenas - na ocasião, principal executivo da Federacafé (Federación Nacional de Cafeteros de Colômbia) -, ao passo que, em 2005, a segunda foi realizada em Salvador, no Brasil, tendo como presidente o então ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. A próxima deverá ocorrer em 2010 e, para sede, a delegação da Guatemala manifestou interesse.

A decisão final será anunciada na próxima reunião do Conselho da OIC, a ser realizada em maio. Até lá, os países membros deverão fazer as consultas necessárias para a tomada da decisão. A União Européia solicitou que também sejam definidos, durante a próxima rodada de reuniões da Organização, os temas que irão constar na Conferência. A delegação brasileira apoiou a iniciativa da Guatemala, colocando-se à disposição para compartilhar a experiência adquirida.

Homenagem - Ao final da sessão, várias delegações parabenizaram a ministra Ana Maria Sampaio Fernandes, da Embaixada do Brasil em Londres, que, desde 2004, vinha chefiando a delegação brasileira que participava das reuniões da Organização Internacional do Café. As homenagens ocorreram porque ela se despediu desta função para assumir o posto de Embaixadora do Brasil no Quênia.

"De fato, a gestão da diplomata neste período foi exemplar, tendo sido caracterizada por suas atitudes corajosas e contundentes, as quais possibilitaram que prevalecessem as posições do Brasil em relação à renovação do Acordo Internacional do Café, à definição de parâmetros de qualidade, a assuntos fitossanitários e à sustentabilidade", elogiou Gilson Ximenes, presidente do CNC.

"Ainda em sua gestão, o Brasil ampliou a participação em cargos importantes na OIC, com José Dauster Sette assumindo a Chefia de Operações e Jaime Junqueira Payne a presidência do Comitê de Estatísticas da entidade", completou Ximenes. A diplomata, que foi aplaudida por todos ao final da reunião, agradeceu emocionada as homenagens recebidas, com o compromisso de continuar a serviço da cafeicultura no prosseguimento de sua carreira.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures