ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC prevê déficit de 5 milhões de sacas em 2009/10

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A OIC (Organização Internacional do Café) divulgou seu relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, relativo ao mês de dezembro de 2008. No documento, o diretor-executivo da entidade, Néstor Osorio, anota que, com base em informações disponibilizadas pelos países produtores, a produção mundial de café, na safra 2008/2009, deverá totalizar 134,163 milhões de sacas de 60 kg, implicando um aumento de 15,45% na comparação com as 116,212 milhões colhidas no ciclo 2007/2008. "Entretanto, as chuvas que caíram na Colômbia e na América Central parecem ter reduzido o potencial produtivo dessas áreas, fato que pode exigir uma revisão para baixo no volume, a qual deve girar entre 300 mil e 500 mil sacas", ponderou.

Ele também mencionou a divulgação do primeiro levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a safra brasileira 2009/2010 de café, cuja colheita está prevista para começar em abril. Segundo a estatal, o Brasil deverá produzir entre 26,9 milhões e 38,8 milhões de sacas, sendo de 26,9 milhões a 28,3 milhões referentes a arábica e de 10,0 a 10,5 milhões relativas à variedade conillon. "Como esperado, este nível de produção - em função de 2009 ser o ano de baixa no ciclo bienal - deve ficar entre 16% e 20% abaixo do colhido em 2008/09", comentou Osorio.

O diretor-executivo da OIC relatou que vem chegando em maior quantidade no mercado os cafés das nações cujo ano safra 2008/09 teve início em outubro passado. "Além disso, vem sendo notado um aumento na produção de alguns países, mais especificamente da Etiópia, da Índia e do Vietnã. No entanto, lembro que importantes produtores latino-americanos foram afetados por adversidades climáticas e, devido a isso, há previsão para declínio na produção dessas localidades", reiterou.

Osorio disse, também, que os preços do café continuaram a recuar em dezembro, o que reforçou a tendência de queda registrada desde setembro. "Esse declínio é mais ligado aos movimentos das taxas de câmbio do dólar norte-americano do que aos fundamentos de mercado", explicou. Além disso, o executivo da OIC disse que é muito cedo para confirmar o impacto da atual crise econômica mundial no consumo de café. "Uma vez que o equilíbrio entre a oferta e a procura é relativamente estável, o comportamento dos preços dependerá muito o fluxo das exportações durante 2009", analisou.

Finalizando, Néstor Osorio projetou que, com base nos números da Conab para a safra brasileira deste ano, pode-se esperar um déficit de pelo menos cinco milhões de sacas na oferta mundial em 2009/10. "Contudo, uma estimativa mais fiel somente será possível após os outros países produtores divulgarem suas projeções de safra ao longo dos próximos meses", concluiu.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures