ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita da safra chega à metade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/08/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
A colheita de café no Brasil já chegou à metade, segundo levantamento do Conselho Nacional do Café (CNC), realizado junto a seus associados. Paraná e Espírito Santo são os estados mais adiantados. Em junho, na média nacional, 30% da safra tinham sido colhidos.

O clima seco favoreceu a colheita, mas apesar do adiantamento, nem metade do café chegou aos armazéns das cooperativas. Uma safra maior e a falta de mão-de-obra têm atrasado o processo em algumas regiões.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 40,6 milhões de sacas (60 quilos), 23,3% superior à produção anterior. A partir de amanhã a estatal está em campo fazendo nova pesquisa, que será divulgada em 25 de agosto. "Com esse percentual de colheita, precisamos urgentemente criar formas de o produtor não precisar vender a safra a preços aviltados para pagar seus compromissos", diz Maurício Miarelli, presidente do CNC.

Na região de abrangência da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel Ltda (Cooabriel), no Espírito Santo, toda a safra já foi colhida. No Paraná, o índice também é alto: 80%, segundo dados da Cooperativa Agropecuária dos Cafeicultores de Porecatu Ltda (Cofercatu). Estão em fase adiantada de colheita ainda as lavouras da região da Alta Paulista: 92,5%. No restante do estado de São Paulo, o percentual varia entre 37,5%, na Alta Mogiana, e metade da produção na Baixa Mogiana e Sorocabana.

Em Minas Gerais, que detém metade da safra nacional, estima-se que 40% tenham sido colhidos, considerando a média das diversas regiões produtoras do estado. Algumas microrregiões têm a colheita mais adiantada. É o caso das lavouras na área de abrangência de São Sebastião do Paraíso, cujo índice é de 45%; enquanto os cafezais mais próximos à Santa Rita do Sapucaí registram média de 32,5%.

O CNC é composto por associações e cooperativas que juntas têm mais de 65 mil cafeicultores e respondem por aproximadamente 40% da safra nacional de café.

As informações são da Assessoria de Imprensa do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures