ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Casa do Cooperativismo sediará seminário "Rumos da Política Cafeeira no Brasil"

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/12/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ciente de que a cafeicultura brasileira necessita de um planejamento de médio e longo prazos para que não seja tão refém das oscilações do mercado, o Conselho Nacional do Café (CNC), com apoio do Sistema OCB, realizará, nos dias 18 e 19 de dezembro, o seminário “Rumos da Política Cafeeira no Brasil”.

O evento ocorrerá na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF), sede do Sistema OCB. A expectativa da organização é que o público – especialistas de mercado e lideranças do setor – delibere sobre o cenário atual e, por fim, trace um prognóstico para o futuro da cafeicultura no País.

RANKINGO Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e ocupa a segunda posição no ranking do consumo global, atrás apenas dos EUA. Apesar da vitalidade da cafeicultura nacional, o setor está sujeito às oscilações de preço e foi diretamente impactado pela crise atual.

Dados preliminares apontam que o endividamento da cafeicultura alcance, hoje, cerca de R$ 6 bilhões e, em meio ao cenário de perda de renda e competitividade, o Sistema OCB e o CNC entendem que é necessário unir toda a cadeia produtiva e pensar em políticas estruturantes para evitar que o setor não sofra tanto os impactos da volatilidade do mercado.

PROGRAMAÇÃO – A programação do evento abordará temas como “Perspectivas para o mercado de café”, “Garantia de renda e escoamento de oferta”, “Instrumentos para garantia de renda ao produtor sem comprometimento do market share”, “Estratégias para a ampliação e o fortalecimento dos cafés verde, torrado e moído e solúvel do Brasil no mercado”, “Cafeicultura e cooperativismo” e “Instrumentos específicos para o fortalecimento das cooperativas de café”.

NÚMEROS – Em 2013, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que foram colhidas 47,5 milhões de sacas de 60 kg de café no País. As exportações nacionais, no ano passado, totalizaram cerca de 28,5 milhões de sacas, gerando uma receita aproximada de US$ 6,5 bilhões, e o consumo foi de 20,3 milhões de sacas, ou quase 83 litros de café por brasileiro ao ano.

APOIO INSTITUCIONAL – O seminário “Rumos da Política Cafeeira no Brasil”, organizado por CNC e Sistema OCB, conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). (Produção textual: CNC e Sistema OCB).

As informações são do CNC, adaptadas pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures