ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balanço Semanal do Café - 18 a 22/03/2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Retorno à câmara - Na terça-feira (19/03), atendendo à convocação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, Silas Brasileiro assumiu mandato parlamentar, sendo este fruto do apoio recebido dos "amigos eleitores" na campanha de 2010. Brasileiro continuará à frente da presidência executiva do Conselho Nacional do Café (CNC), "buscando aliar esse trabalho aos que pretendo desenvolver ao integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura e a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na Câmara Federal", comenta.

"Conciliar essas funções é vital, pois reforça a defesa dos produtores brasileiros de café, assim como o fato de termos a senadora Kátia Abreu à frente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) dá outro patamar para o andamento dos trabalhos voltados aos interesses do setor agropecuário nacional. É com esse ideal conciliador e de aproximação que pretendemos trabalhar em prol de uma agricultura forte e sustentável em nosso país", afirma Silas Brasileiro

Ministério da Agricultura - Como é de conhecimento, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho não é mais ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde o último sábado. "O Conselho Nacional do Café externa sua gratidão aos serviços que ele e sua equipe prestaram à frente da Pasta, sempre tentando encampar com lucidez as políticas estratégicas possíveis", reconhece Brasileiro. Em seu lugar, tomou posse, na segunda-feira (18), o também deputado federal Antônio Andrade.

O CNC recebe com entusiasmo sua nomeação, "pois se trata de um político originário do Cerrado Mineiro, importante região produtora de grãos e com reconhecido destaque na pecuária de corte e de leite e na criação de suínos. Além disso, o Cerrado Mineiro produz, anualmente, cerca de 6 milhões de sacas de café, tendo peso relevante na economia do Estado de Minas Gerais, haja vista que o agronegócio é o segundo item na pauta do PIB estadual, atrás apenas do minério.

Essa citação se faz necessária para salientarmos que o novo ministro é conhecedor da realidade do campo, sendo ciente das dificuldades e das principais necessidades dos produtores rurais brasileiros. Por esse motivo, o Conselho Nacional do Café, trabalhando junto ao governo e aos parceiros do setor privado, como a CNA, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB), acredita que conseguiremos fortalecer a representatividade do agronegócio do País como um todo", enfatiza deputado e presidente executivo do CNC.

Políticas para o café - O primeiro ato do novo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, conforme o próprio garantiu ao CNC em reunião na quinta-feira (21/03), foi o encaminhamento de dois votos agrícolas para a reunião ordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN), que ocorrerá em 28 de março. O primeiro deles concede alongamento dos vencimentos da linha de estocagem por 12 meses e carência de quatro meses para o início do pagamento, o que evitará um excesso de oferta de café na entrada da próxima colheita, ao passo que o segundo elevará o preço mínimo de garantia do arábica para R$ 340 por saca, sendo esta "uma medida essencial para a implantação futura de ferramentas de mercado como os leilões de opções e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro)", segundo o CNC.

Mercado — As cotações do café arábica voltaram a acumular queda na semana de 18 a 22 de março na Bolsa de Nova York, chegando a atingir US$ 1,3315, nível mais baixo desde junho de 2010.
 
O resgate financeiro do Chipre contribuiu para esse cenário baixista, pois acentuou as preocupações quanto à crise na Zona do Euro, elevando a percepção de risco para os investimentos em commodities. Por outro lado, as baixas cotações atraíram o interesse comprador das indústrias para o café arábica nesta sexta-feira e a ICE Futures US recuperou parte das perdas.

Além disso, agentes de mercado têm citado o crescimento dos estoques certificados da bolsa de Nova York como fator limitante à recuperação das cotações do arábica. Embora o volume de café armazenado na ICE US esteja 6,7% superior ao do início do ano (o que representa um aumento de 176,6 mil sacas), o gráfico abaixo ilustra que os estoques não se encontram em níveis significativamente elevados quando considerado o histórico dos últimos 12 anos.

O Rabobank, em comunicado divulgado esta semana, estima que os problemas fitossanitários na América Central e no México, bem como as medidas de apoio do governo do Brasil ao ordenamento da oferta da safra 2013/14, devam mitigar o crescimento dos estoques certificados de arábica da Bolsa de Nova York, com consequências positivas para as cotações até o final de 2013.

Nesse sentido, o setor aguarda com elevadas expectativas a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), que ocorrerá esta semana, para apreciar as propostas de reajuste do preço mínimo da saca de café e de escalonamento ao longo de 12 meses do vencimento das parcelas dos financiamentos de estocagem.


Fonte: CNC

A matéria é do CNC, adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures