ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balanço Semanal do Café - 08 a 12/04/2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/04/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Estoques das cooperativas — Na reunião do Conselho Nacional do Café (CNC) realizada na sexta-feira da semana passada, 5 de abril, as cooperativas associadas definiram pelo retorno do anúncio dos seus volumes de estoque e recebimento de café. Os avisos serão publicados a cada trimestre, com os números fazendo referência a 30 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro.

As datas foram definidas dessa forma para que coincidam com fatores pontuais, como o anúncio dos estoques privados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em março; a atualização dos dados mundiais do setor pela Organização Internacional do Café (OIC), em junho; o término do procedimento de colheita no Brasil, em setembro; e o fechamento do ano civil.

Com a retomada dos anúncios dos estoques das cooperativas e a conciliação com as informações das demais instituições, o CNC pretende dar maior transparência ao mercado, gerando credibilidade aos números relacionados ao setor. A primeira divulgação do volume de café armazenado pelas cooperativas será feita na última semana de abril e trará dados referentes ao fechamento de 2012 e a 31 de março.

Redução de custos — Ainda na reunião do dia 5 de abril, os conselheiros diretores do CNC destacaram a necessidade de se encontrar soluções para reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do café. Nesse sentido, foi definida a criação de um consórcio, composto inicialmente por seis cooperativas, as quais investirão R$ 2,4 milhões para o desenvolvimento de novas máquinas e equipamentos para a colheita com o objetivo de reduzir os gastos na produção, elevados principalmente pelos encargos com mão de obra.

Roya — Atentos à infestação do roya – causador da ferrugem – nos cafezais da América Central e, agora, também nos da América do Sul, através do Peru, os conselheiros diretores do CNC solicitaram o agendamento de uma audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal Antônio Andrade, para manifestarem a preocupação com a possível chegada desse fungo nas lavouras do País. A intenção é alertá-lo com relação à vigilância sanitária nos portos e, além disso, cumprimentá-lo pela posse e colocar à sua disposição as cooperativas do sistema CNC.

Bienalidade — Analisando os atuais preços pagos pelo café no mercado, o CNC alerta para o fato de voltarmos a registrar bienalidades acentuadas em nossas safras, haja vista que a falta de renda trará como tendência inevitável a redução dos tratos culturais nas lavouras, principal fator que fez com que os ciclos possuíssem menor diferença nos volumes colhidos.

Mercado — Os preços futuros do café arábica não conseguiram sustentar a reação apresentada no final da semana anterior e acumularam queda de 2,4% na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), até a quinta-feira, 11 de abril. Os agentes do mercado continuam mantendo elevadas posições vendidas, na expectativa de ampla oferta mundial em 2013/14.

O relatório mensal sobre o mercado cafeeiro, divulgado pela OIC nesta semana, foi recebido com conotação baixista, pois atesta que, na safra 2012/13, os danos causados pela ferrugem nos países produtores da América Central foram compensados por produções maiores no Brasil, Indonésia e Etiópia, resultando em excedente mundial de 2,6 milhões de sacas, no ano passado.

Embora o consumo mundial esteja aquecido, principalmente nos países exportadores e emergentes, 2012 registrou o primeiro excedente na oferta mundial em quatro anos. Frente às expectativas de boas colheitas no Brasil e na Colômbia, em 2013, e especulações sobre os estoques mantidos pelos produtores brasileiros, os fundos têm reforçado as apostas de queda nos preços, tornando a recuperação do mercado mais lenta, no curto prazo. Por isso temos defendido, junto ao governo, a implementação de política públicas para o setor, visando recuperar a rentabilidade para os produtores.

A Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia (Fedecafe) divulgou que, no mês de março, foram produzidas 617 mil sacas e exportadas 678 mil sacas do produto. O fato dos colombianos venderem um maior volume do que o produzido, liberando estoques em um mês em que prevaleceram baixas cotações, reflete o cenário de descapitalização dos cafeicultores locais, que se viram obrigados a levantar recursos com a venda do produto mesmo nos atuais níveis não remuneradores de preço.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elevou em 0,5% sua projeção da próxima colheita de café, para 49,2 milhões de sacas, com aumento de 1,9% no rendimento médio. Porém, a Somar Meteorologia alerta para a possibilidade de ocorrência de precipitações acima da média em todas as regiões cafeeiras de Paraná, São Paulo e Sul de Minas Gerais, nos meses de maio e junho, afetando o processo de colheita, com efeitos negativos na qualidade do café. Também está previsto o avanço de massas de ar polar sobre essas regiões, não se descartando a possibilidade de ocorrência de geadas.

A percepção de ampla oferta mundial resultou, ainda, em tendência de queda nas cotações do robusta na Bolsa de Londres (Euronext Liffe). O contrato com vencimento em julho de 2013, que concentra o maior volume de negócios, desvalorizou-se em US$6/t, até quinta-feira. Não ocorreram maiores quedas em função da incerteza quanto à extensão dos danos causados pela estiagem no volume a ser colhido na safra 2013/14 no Vietnã. 

As informações são do CNC.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures