ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: paulistanos têm chance de ver cafezal florido somente esta semana

AGENDA DO PRODUTOR

EM 10/10/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
O paulistano que nunca viu um cafezal florido ou quer usufruir dessa beleza em plena Vila Mariana, a cerca de cinco minutos da Avenida Paulista, tem somente esta semana para visitar o Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (IB).

As copas carregadas de flores brancas anunciam que tem início mais um ciclo produtivo do café, planta que foi a responsável pelo desenvolvimento do Estado. Normalmente, a floração ocorre entre setembro e outubro e dura cerca de uma semana, quando o desabrochar atrai insetos, beija-flores, abelhas, e borboletas, devido à grande quantidade de néctar.

"Nessa etapa é necessário propiciar uma correta quantidade de água para os cafezais, de forma a garantir a produção de frutos de qualidade e uma uniformidade na colheita", explica o diretor do IB, Antonio Batista Filho. Ele alerta: devido à rapidez do período de floração, o paulistano deve se apressar. "Teremos flores mais ou menos até quinta-feira. Isso varia de acordo com o clima, por exemplo."

O instituto conta com pouco mais de 1.500 pés de café cereja. No passado utilizado para pesquisas de pragas, hoje o cafezal tem principalmente a função de difusão cultural e disseminação de boas práticas agrícolas (como o uso de bioinseticida desenvolvido pelo próprio IB) para a obtenção de um café de qualidade. São duas ou três floradas por ano.

Quando o café está em grão, o instituto faz a secagem num terreiro e posteriormente encaminha para o município de Caconde, numa fazenda certificada, para beneficiamento. O material volta para São Paulo, para torragem e moagem por empresas. Em dezembro ocorre a premiação dos melhores cafés, quando o produto - já embalado - é doado ao Fundo de Solidariedade do Estado. No ano passado foram obtidos 350 quilos.

O Estado de São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País, com produção estimada 5,24 milhões de sacas beneficiadas (33,8% maior que a obtida na safra agrícola 2010/11), de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA).

Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Harumi Hojo, pelo e-mail hojo@biologico.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 99173-8475 e (11) 5087-1704.

O IB fica avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252. As visitas podem ser feitas das 9 às 16 horas.

As informações são da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de SP, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures