ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio de Mecanização abre maior evento de agronegócio café do País

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 04/06/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por: Thais Fernandes
Fotos: Bruno Lavorato


Segunda palestra do dia, “Tecnologia de aplicação eletrostático”, pelo engenheiro agrônomo e consultor da SPE, André Mullerbr>
O 5º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira marcou o encontro de especialistas e produtores. Parte do maior evento do agronegócio café do País, as palestras apresentaram nesta terça-feira, 03 de junho, diversos temas, selecionados pela equipe da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

O coordenador do Simpósio – e um dos precursores da Expocafé –, professor Fabio Moreira da Silva, da Ufla, falou sobre a evolução do evento. “Há cinco anos decidimos fazer o Simpósio, e ele só tem crescido. Precisamos aproximar as tecnologias do produtor, é uma forma de colaborar com informação”, explica Moreira, que conhece de perto a realidade cafeeira e não deixou de incluir na programação o assunto mais debatido atualmente, os efeitos do clima.

Foto:Bruno Lavorato
Foto:Bruno Lavorato

Logo na palestra de abertura, o público acompanhou o prof. José Donizeti Alves, do Departamento de Biologia da Ufla, discorrer sobre o tema “Efeitos fisiológicos da seca sobre a produtividade e colheita do café”. Donizeti explicou como a seca e o calor intensos influenciaram o fruto que se formou com pouco preenchimento e agora é colhido.

No decorrer do dia, as palestras se voltaram para novas tecnologias, que procuram atender as necessidades dos produtores. O engenheiro agrônomo e consultor da SPE, André Muller, abordou o tema “Tecnologia de aplicação eletrostático”. Em seguida, o pesquisador da Epamig e engenheiro agrônomo, Gladyston Rodrigues Carvalho, palestrou com o tema “Tecnologias para o manejo sustentável da lavoura cafeeira”. Alysson Vilela Fagundes, engenheiro agrônomo e pesquisador da Procafé, falou sobre “Nutrição do solo visando a cafeicultura de precisão” e tratando do tema “Veículo aéreo não tripulado, potencial de aplicação na cafeicultura de precisão”, Adriano Kancelkis, da AGX Tecnologia, se apresentou.

Foto:Bruno Lavorato
Segunda palestra do dia, “Tecnologia de aplicação eletrostático”, pelo engenheiro agrônomo e consultor da SPE, André Muller



No período da tarde, as palestras seguiram com José Mário Jorge, engenheiro agrônomo e consultor Cafeplan, falando sobre “Gestão dos custos no manejo mecanizado da lavoura cafeeira”. E “Tendências da colheita mecanizada do café”, por Walmi Gomes Martin, também engenheiro agrônomo e, gerente de Produto/Jacto. Quem encerrou a tarde de palestras foi o próprio professor Fábio Moreira da Silva, da Ufla, abordando as “Inovações tecnológicas em mecanização da lavoura cafeeira”, e finalizando o evento com o debate aberto a participação do público.

O Simpósio, que antecede a Feira, reuniu mais de 200 pessoas e ocorreu na própria Tenda de eventos da Expocafé, na Estação Experimental da Epamig, em Três Pontas/MG. O evento foi coordenado pela Ufla e pela Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures