ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Norte Pioneiro: 5 lugares para conhecer na Rota do Café paranaense

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 31/12/2014

4 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thais Fernandes

Quando se fala de cafeicultura na região Sul do país, o estado que rapidamente se destaca é o Paraná. Historicamente importante para a construção da cadeia cafeeira nacional, a região sofreu com as geadas nas décadas de 1960 e 1970, que cessaram o potencial produtivo da produção. Pelo menos durante um tempo. Hoje, o Paraná se consolida novamente como região produtora através do Norte Pioneiro.

Foto: Divulgação / Rota do Café
 Foto: Divulgação / Rota do Café

O CaféPoint visitou a região e descobriu na Rota do Café, promovida pelo Sebrae local, diversas atrações que mantém a tradição cafeeira ativa. O projeto, lançado em novembro de 2009, reúne mais de 25 empreendimentos credenciados em torno do turismo cafeeiro. Contando com 6 agências de turismo, são organizadas viagens para quem quer conhecer os mais diversos aspectos da cafeicultura. Da fazenda até a cafeteria, o Paraná revive seus dias de glória do café.

Entre propriedades que mantém a produção cafeeira há mais de cem anos, e restaurantes com cardápio dedicado a pratos cafeinados, até atividades artísticas prontas para receber os apaixonados por café. São mais de 30 lugares para descobrir um pouco sobre a cadeia cafeeira. A Rota do Café inclui a participação de nove municípios, incluindo a capital, Londrina. Separamos, então, cinco lugares especiais para quem vive a cultura cafeeira e quer visitar a Rota do Café paranaense.

- Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss
Onde: Rua Benjamin Constant, 900 - Centro, Londrina
O local preserva a memória cafeeira acumulada através de anos de vivência do cultivo no Estado. Hoje, é palco para a Semana do Café, que ocorre no mês de maio com muitas atividades culturais, gastronômicas e interativas. Além deste, o Museu abriga outros eventos relacionados à cultura cafeeira, desde exposições até apresentações musicais e de dança. Em dezembro de 2014, por exemplo, ocorreu por lá a “Rota do Café In Concert". A apresentação trouxe uma série composta de 4 shows da música popular brasileira, que de forma gratuita levaram ao público londrinense, shows que prestigiam seus talentos locais. Para finalizar a série, o Museu recebeu a Orquestra Sinfônica da UEL e, como não poderia deixar de ser, serviu cafés especiais do Norte do Paraná.

- Pousada Rural Marabu
Onde: município de Rolândia
A pousada de estilo rústico oferece estadia para visitantes em duas construções feitas pelos avós do atual proprietário, Adrian Saegesser. A história da família, imigrante da Suíça, impressiona pela imersão no interior brasileiro. A propriedade é mantida há cerca de 70 anos, em meio à área verde de 72.000 m². Além das construções, a Pousada Marabu mantém os hábitos de preservação e conservação da natureza e abre espaço para a participação dos turistas, que podem contribuir com aquilo que puderem para incrementar a estrutura local.

A alimentação oferecida é natural e vegetariana e o empreendimento ainda está aberto a didáticas com base na educação ambiental e vivências em meio ao pomar e às trilhas. Para os gulosos de plantão vale experimentar a linha de produtos naturais "Delícias Marabú", que inclui geleias, patês, licores, sucos e compotas feitos sem corantes, sem conservantes químicos, sem produtos manipulados geneticamente e sem aromas artificiais.

- Fazenda Monte Bello
Onde: município de Ribeirão Claro
Seu Victor viveu a infância entre os cafeeiros da família e estudou a corretagem de café em Santos. Hoje, ele e sua esposa mantêm a propriedade com tantas características dos tempos de produção quanto pode. Lá, o casal e seus funcionários, que trabalham há anos no negócio, oferecem um farto café rural, passeios pela antiga estrutura de café, além de trilha ecológica guiada, quando os visitantes passam pelo cafezal que, se tiverem sorte, pode estar em plena florada, como foi nosso caso em meados de outubro. A hospedagem acomoda até 8 pessoas.

Foto: Divulgação / Rota do Café
 
Foto: Divulgação / Rota do Café


- Cafeteria O Armazém
Onde: Londrina
A Cafeteria o Armazém traz o momento de descontração sem deixar de lado a valorização do grão de qualidade. O local une profissionais qualificados e um cardápio de dar água na boca, incluindo, claro, bons cafés nacionais e, principalmente, de produção paranaense.

Além dos cafés e quitutes servidos na hora, O Armazém oferece opções para comprar e levar para casa, como geleias, biscoitos, chás, café torrado e moído, acessórios para fazer um bom café em casa e presentes temáticos, como xícaras, cafeteiras e muito mais! É a oportunidade para sentir no próprio paladar a experiência de degustar um café de qualidade.

- Fazenda Palmeira
Onde: município de Santa Mariana
Produção a todo vapor, no município de Santa Mariana, a Fazenda Palmeira mantém estrutura completa, como o maquinário para beneficiamento dos cafés, que inclui bomba para levar água da represa para lavar os cafés. A produção é destinada à industrialização e cafés especiais, escolhidos nos melhores talhões, para consumidores mais exigentes.

Foto: Divulgação / Rota do Café
 
Foto: Divulgação / Rota do Café

Fundada por empreendedores suíços e de grande valor histórico, a fazenda mantém colônia utilizada pelas 30 famílias moradoras do local e disponibilizada também aos visitantes. Hoje, Cornélia Gamerschlag e seu marido, o engenheiro Norbert Gamerschlag, seguem com o negócio da família dela, que emprega diretamente pela produção cafeeira dez pessoas e utiliza colheita mecanizada. Por aqui, é possível fazer um tour por todos os estágios da produção cafeeira, além de, ao fim, comprar o café em grãos produzido no local.

Para 2015 as agências estão organizando as datas de saídas em janeiro. Mais informações: https://www.rotadocafe.tur.br/
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO BATISTA DE CARVALHO

SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 08/02/2015

Desculpe a curiosidade: Quanto custa uma visita na fazenda Palmeira, Leisa Paula Luciano de Silvio Chueiri?
LEISA PAULA LUCIANO DE SILVIO CHUEIRI

LONDRINA - PARANÁ

EM 13/01/2015

Os lugares citados são maravilhosos principalmente fazenda Palmeira é fazenda Monte Belo uma viajem no tempo... Com muitas descobertas lugares aconchegantes e com uma receptividade sem igual.  Marabu onde você pode encontrar coisas produzidas artesanalmente exemplo geléias que são divinas. Quem ainda não fez a rota do Café vale a pena fazer e conhecer.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures