ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais realiza 18º Simpósio de Cafeicultura de Montanha

AGENDA DO PRODUTOR

EM 12/03/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
O 18º Simpósio de Cafeicultura de Montanha será realizado dos dias 19 e 21 de março na cidade de Manhuaçu, localizada na região das Matas de Minas, um dos importantes centros produtores de café do País. O principal objetivo do evento é divulgar resultados de pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de novidades sobre mercado, tecnologia e marketing do setor cafeeiro por meio de palestras, cursos rápidos, debates e dia de campo.

Dos vários temas que serão apresentados, muitos contemplam tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, como “Mapa de Qualidade nas Matas de Minas", palestra a ser apresentada pelo superintendente do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, José Luiz Rufino, e pelo consultor de Cafés Especiais Sérgio Cotrim D’Alessandro; “Cooperativismo: uma opção de desenvolvimento sustentável das Matas de Minas”, palestra do professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa – UFV Roberto Max Protil; “Broca do Café: novo controle”, do pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig Júlio César de Souza e “Sistemas mecanizados para colheita na cafeicultura de montanha”, do professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV Mauri Martins Teixeira.

Além das palestras, serão ministrados cursos rápidos, como “Certificações de propriedades cafeeiras”, apresentado pelo pesquisador do Instituto Agronômico – IAC Sérgio Parreiras Pereira e “Gerenciamento das propriedades cafeeiras”, apresentado por extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, entre outros.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu – Aciam, Antônio Carlos Xavier da Gama, o Simpósio deve reunir os pequenos produtores da agricultura familiar da região. “Lá, eles poderão conhecer o que há de novo para depois aplicar essas técnicas na lavoura”, afirma.

Será realizada ainda rodada de negócios com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e feira de produtos para a agricultura, que ocorrem simultaneamente ao Simpósio. O evento se tornou o principal painel de informações e tendências do mercado da cafeicultura na região das Matas de Minas. Ao longo dos últimos dezessete anos, a cafeicultura de montanha teve forte incremento de tecnologia e ganhos significativos de qualidade e em produtividade. As Matas de Minas respondem, hoje, por aproximadamente 25% da produção mineira e 12% da nacional. Nos últimos anos, a qualidade do café produzido na região melhorou sensivelmente, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

O Simpósio de Cafeicultura de Montanha é realizado com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e apoio da Prefeitura de Manhuaçu, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - Faemg e o Sebrae-MG.

O café em Minas Gerais – O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por mais de 30% da produção. De acordo com a Conab (Janeiro/2014), Minas Gerais possui o maior parque cafeeiro do País (aproximadamente um milhão de hectares), respondendo por mais de 51% da produção nacional - e por 2/3 da produção total de café arábica. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo.

As informações são da Embrapa Café, adaptadas pelo CaféPoint
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCIO VARGAS LEITAO DE ALMEIDA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/03/2014

Evento de alto nível .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures