ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maior evento da cafeicultura do Paraná será em novembro

AGENDA DO PRODUTOR

EM 06/10/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafe) foi idealizada para que produtores de cafés especiais possam ofertar e apresentar seus produtos ao mercado nacional e internacional. É um evento de negócios que visa a comercialização, facilitando a aproximação entre produtores e compradores de cafés especiais.

A segunda edição da Ficafe será realizada nos dias 5 e 6 de novembro de 2009, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho, norte do Paraná. A programação desta edição inclui rodadas de negócios, mesa de debates e exposição de empresas especializadas em equipamentos para colheita, processamento e preparo do café, além de palestras que abordarão temas como gestão de propriedades, mecanização, manejo, cenários do agronegócio e inovação tecnológica e gerencial na cafeicultura.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, revela que os estandes da Ficafe estão quase todos negociados. Ele conta ainda que a novidade da edição deste ano é a abertura da Feira para os apreciadores de café na noite do dia 5 de novembro.

"A Ficafe 2009 é aberta à participação de todos os produtores de café interessados e não há custo. A previsão é que na rodada de negócios estejam presentes pelo menos 20 compradores de todo o país. O primeiro dia de evento será aberto para a comunidade no período noturno. Haverá uma palestra sobre os benefícios do café para a saúde e o público poderá participar de testes de prova de cafés especiais e cafés comerciais", adianta o consultor.

Odemir Capello comenta ainda que "a expectativa é atrair cerca de 3,5 mil visitantes, sendo 3 mil produtores e 500 consumidores finais. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) está organizando caravanas que sairão dos municípios produtores de café da região. O evento está muito consistente em termos técnicos". Além disso, envolve toda a cadeia cafeeira: indústrias, produtores, compradores, fornecedores.

Na opinião de Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), a Ficafe 2009 vai ratificar e incrementar ainda mais as ações comerciais propostas pela Associação. "Estamos na fase de coletas de amostras. Somente após esse processo poderemos saber o volume de café especial disponível para comercialização na Ficafe 2009. Os atributos do café especial do norte do Paraná são únicos no mundo. É um café leve, encorpado, com intenso aroma e sabor, é doce, caramelado, com acidez moderada e levemente amargo. A pessoa que começa a tomar um café especial e aprende como se faz o preparo correto da bebida, não vai mais querer saber de outro café", garante Luiz Fernando de Andrade Leite.

Em 2008, a Ficafe ofertou 2.044 sacas de cafés especiais, expôs 52 amostras de café especial, contou com 20 expositores de diversos segmentos e reuniu cerca de 3 mil visitantes. A programação completa para este ano está disponível em www.ficafe.com.br.

Parcerias

A Ficaf 2009 é uma realização do Sebrae/PR e da Acenpp, com apoio do Banco do Brasil, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação Paranaense de Cafeicultures (Apac), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar) e Emater.

Destaque

O Paraná se destaca como um dos principais produtores de café do País em 2009, com mais de 158 mil toneladas de grãos. O norte pioneiro paranaense é responsável pela colheita de aproximadamente 50% do total. Atualmente, a região conta com 7,5 mil produtores de pequenas propriedades, distribuídos em 45 municípios.

Agência SEBRAE de Notícias.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures