carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Agenda do produtor

Evolução dos Sistemas de Secagem é tema de Fórum na Região da Alta Mogiana

Por Equipe CaféPoint (CaféPoint)
postado em 23/03/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

A região da Alta Mogiana, uma das localidades brasileiras que possui selo de Indicação Geográfica para identificar e proteger seus cafés, realiza nessa semana seu 3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana. Nesta ano, a AMSC (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana) trouxe o tema Evolução dos Sistemas de Secagem – uma etapa importante da pós-colheita e fundamental para a obtenção de cafés especiais.

A Associação espera que compareçam até 200 cafeicultores da Região da Alta Mogiana. Quem fala aos produtores é o especialista Leonardo Custódio, Supervisor de Qualidade da Agro Fonte Alta, para falar sobre "Fermentação Selvagem de Café". A empresa tem entre seus empreendimentos a Fazenda Mantissa, localizada no município de Campestre, no Sul de Minas, que produz grãos de qualidade e vende com marca própria.

Foto: Lucas Albin/Agencia Ophelia / Café Editora
Foto: Lucas Albin/Agencia Ophelia / Café Editora

Com um currículo extenso, Custódio acumula conhecimentos que vão de barista profissional, juiz de campeonato de baristas e de outros concursos de qualidade, passando por analista sensorial de alimentos (no módulo café), técnico em cafeicultura e mestre de torra até classificador da conceituada marca de café Illy.

O tema do evento acompanha o surgimento de novos equipamentos no mercado e novas técnicas de manejo no pós-colheita, com o objetivo de produzir cafés de melhor qualidade. Uma das novidades apresentadas é a fermentação a seco em cafés naturais. “Antes, só se fermentavam cafés descascados em tanques. Esse novo método confere ao grão uma bebida diferenciada, exótica. Um perfil de sabor que vem se destacando em concursos de qualidade”, explica o especialista Júlio Ferreira, responsável pelo departamento de qualidade da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana.

Serviço
3º Fórum de Qualidade da Região da Alta Mogiana 2017
Data: 23 de março de 2017
Hora: das 7h30 às 12h
Local: Hotel Dan Inn
Endereço: R. Alfredo Tosi, 1088 - Núcleo Agricola Alpha, Franca - SP
Apoio: Cocapec, Pinhalense e Macieski, M2Agro- Senior e Ipê Agro

Saiba mais sobre o autor desse conteúdo

Equipe CaféPoint    São Paulo - São Paulo

Mídia especializada/imprensa

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade