ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: previsão de safra de café terá nova metodologia e será apresentada no dia 24

AGENDA DO PRODUTOR

EM 23/08/2010

2 MIN DE LEITURA

0
0
O panorama cafeeiro do Brasil pode sofrer alterações. Já a partir do próximo ano, novas bases metodológicas serão utilizadas para estabelecer a estimativa de safra de café em todo o Brasil. Os novos critérios científicos e estatísticos serão apresentados em primeira mão no Espírito Santo, nesta terça-feira (24), durante um workshop sobre o assunto, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é muito importante ter cuidado quanto à mensuração de safra de café nacional, já que esta informação interfere nas políticas de preços, no mercado, no consumo, na produção, na organização e na mobilização dos setores da cadeia.

"A partir da nova metodologia, serão utilizados métodos estatísticos e bases amostrais mais modernos, que levarão a uma previsão de safra mais próxima da realidade e também mais rica em informações. Além disso, a partir do próximo ano, a metodologia de mensuração será obrigatoriamente igual em todos os estado brasileiros", afirma Evair.

No evento, os participantes poderão entender como será a coleta de dados, onde serão feitas as amostras e o que muda na nova metodologia em relação à antiga.

Segundo o coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, além da nova metodologia ter maior rigor científico, o novo questionário aplicado aos produtores será mais completo. Ele aborda - além da área plantada, produção e produtividade - outros fatores que afetam a produção, como problemas de seca, doenças, preço, uso de tecnologias, entre outros dados. "Será possível, por exemplo, mensurar a área irrigada no Estado", afirma.

Após o Espírito Santo, todos os estados produtores de café no Brasil receberão o workshop.

O encontro irá reunir toda a cadeia produtiva do café, e terá a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Isopo Porto, e do superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves Junior.

Treinamento

Das 14 às 16 horas, 70 técnicos do Incaper e da Conab, que trabalham na coleta dos dados nos municípios capixabas para a previsão da safra de café, receberão um treinamento para aplicação da nova metodologia. A capacitação será no auditório da sede do Incaper, em Bento Ferreira, e as instruções ficarão por conta de profissionais da Conab, de Brasília, e do Incaper.

Programação

09h00 - Abertura
09h30 - Palestra:
NOVA METODOLOGIA DE PREVISÃO DE SAFRAS DE CAFÉ NO BRASIL/ES - Valéria Maria Rodrigues Fachine - M.Sc. Estatística, professora da Universidade Católica de Brasília - UCB Consultora PNUD/CONAB

10h30 - Palestras
MAPEAMENTO DAS LAVOURAS DE CAFÉ NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL/ES - André Luiz Farias de Souza - D.Sc. Meteorologia - USP, consultor de sensoriamento remoto e agrometeorologia do PNUD/CONAB

NAVEGADOR GEOGRÁFICO PARA LEVANTAMENTO, ORGANIZAÇÃO DE DADO E MAPEAMENTO DE LAVOURAS DE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO
- Leandro Roberto Feitoza - Pesquisador do Incaper, Geobase/UC/Incaper
- Mario Sartori - Geógrafo do Idaf
- Hideko Nagatani - Especialista em SIG - Geobase/UC/Incaper
- Elizabethe Rodrigues Teubnen - Bióloga do Idaf

11h30 - Debate
12h00 - Almoço
14h00 - Treinamento para aplicação da nova metodologia de previsão de safra de café para o Estado do Espírito Santo
Público: Técnicos do Incaper e Conab
Local: Auditório do Incaper, Vitória, ES
16h00 - Encerramento

Para mais informações, entre em contato pelo Box de cartas abaixo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures