ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa inicia período de encaminhamento de propostas para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com o café

AGENDA DO PRODUTOR

EM 02/06/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Embrapa disponibilizou, na última sexta-feira, a chamada 2009 para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento do café com o apoio financeiro do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café). Ela foi disponibilizada conforme a Agenda Estratégica do Agronegócio Café, definida pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e os fundamentos do Sistema Embrapa de Gestão (SEG).

A chamada ficará aberta até o dia 7 de agosto e, portanto, durante todo o período de realização do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Segundo a gerente adjunta técnica da Embrapa Café, Mirian Eira, o objetivo da abertura da chamada nesse período é possibilitar a formação de grupos multidisciplinares e multiinstitucionais integrados para o desenvolvimento dos projetos. O VI Simpósio será realizado de 02 a 05 de junho, no Centro de Convenções de Vitória/ES.

Os projetos a serem propostos deverão seguir as linhas de pesquisa dos macroprogramas 2 (Competitividade e Sustentabilidade), 3 (Desenvolvimento Tecnológico Incremental) e 4 (Transferência de Tecnologia e Comunicação Empresarial) da Embrapa, e estar voltados para os focos temáticos da pesquisa com o café: agregação de qualidade ao produto; alternativas para a cafeicultura familiar; ampliação da base de conhecimento; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos a base de café; cafeicultura irrigada; diagnóstico e informação para formulação de estratégias e políticas; difusão e transferência de conhecimentos, tecnologias e informações; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; organização do conhecimento e da documentação cafeeira; otimização dos sistemas de cultivo; preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social; riscos físicos, químicos e biológicos à cafeicultura; sistemas agroecológicos ou orgânicos; usos alternativos para resíduos e subprodutos do café.

Poderão submeter projetos de P&D&I, como líderes, pesquisadores que tenham vinculação formal com qualquer uma das instituições consorciadas do CBP&D/Café. Parceiros de quaisquer outras instituições nacionais ou internacionais poderão atuar nas pesquisas ou em áreas afins, desde que satisfaçam os requisitos de competência institucional nos temas do projeto e às exigências legais da chamada. As propostas poderão contemplar o desenvolvimento de projetos e planos de ação relativos a uma ou mais linhas temáticas, cuja vinculação seja associada a quaisquer dos focos temáticos. Os projetos serão analisados por consultores ad hocs e comissões técnicas e homologados pelo Comitê Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do CDPC.

Mais informações na página da Embrapa Café, no endereço: https://www.sapc.embrapa.br/chamada.

Concessão e renovação de bolsas

Já está disponível no site da Embrapa Café o calendário para a concessão e renovação de bolsas de estudo do CBP&D/Café. As solicitações para a renovação e a concessão de novas bolsas para o ano de 2009 poderão ser encaminhadas a partir do dia 15 de junho. Esta e outras informações sobre este assunto, você poderá ficar sabendo por meio da página da Embrapa Café https://www.embrapa.br/cafe.

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures