ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater-MG completa 65 anos de fundação

AGENDA DO PRODUTOR

EM 04/12/2013

4 MIN DE LEITURA

0
0
Emater-MG completa 65 anos de fundação

No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-MG completa 65 anos de fundação. A Empresa tem trabalhado para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a qualidade de vida dos mineiros e mineiras. Buscando melhorar ainda mais o serviço prestado, a Emater-MG tem investido na qualidade de atendimento e na modernização de sua gestão. A solenidade acontece às 15h, no auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, na Cidade Administrativa, Belo Horizonte. A cerimônia será marcada por homenagens aos funcionários e premiações.

Os funcionários com 40 e 50 anos de serviço serão homenageados. Eles receberão medalhas pela dedicação à assistência técnica e extensão rural. Também será entregue a medalha Mérito da Extensão Rural. Haverá ainda a premiação dos vencedores estaduais do MelhorAção. O projeto foi criado pela Emater-MG e valoriza as ações de melhoria desenvolvidas pelos funcionários e que tenham obtido resultados significativos na rotina da Empresa. Serão premiados os três primeiros lugares. Encerrando a cerimônia, às 16h30, será realizado o Café Colonial. O evento é organizado pela Emater-MG e serão oferecidos os mais diversos produtos da agricultura familiar para a degustação dos participantes da solenidade.

ATUAÇÃO

A Emater-MG está presente em 793 municípios de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. Os extensionistas orientam dos agricultores, oferecendo todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades. A previsão é que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares.

Para o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, a Empresa tem contribuído para fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor. “É importante intensificarmos a atuação da Empresa nas principais cadeias produtivas, como café, leite e derivados, e também investirmos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também não podemos deixar de valorizar a sustentabilidade, de forma a promover a assistência técnica e extensão rural levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações”, afirma.

MODERNIZAÇÃO

A Emater-MG tem investido no aprimoramento dos seus processos de gestão, qualificando suas atividades e buscando capacitar e valorizar seus funcionários. Em 2013, ocorreu a revisão do planejamento estratégico da Empresa. Por meio deste, são criados programas, ações e objetivos a serem realizados em longo prazo. O planejamento estratégico dá um direcionamento claro à empresa e a mantém alinhada com as orientações do governo Estadual. Para a revisão, foi promovido uma amplo debate entre os funcionários da Empresa. As metas e ações definidas serão executadas a partir de 2014.

De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, o planejamento estratégico irá ajudar a levar assistência técnica de qualidade a todos os municípios mineiros. “O compromisso da Emater–MG é tornar Minas o melhor Estado para se viver, com prosperidade, qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade”, afirma.

Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.

Iniciado em 2007, o Certifica Minas Café é um programa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A ideia é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. Até novembro de 2013, o Certifica Minas Café atingiu a marca de 1.634 propriedades cafeeiras certificadas e 2.137 cadastradas.

O Minas Leite, lançado em 2005 pelo governo do Estado, tem o objetivo de modernizar a cadeia produtiva do leite e agregar valor ao produto. Por meio do programa, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater–MG. Até novembro de 2013, o Minas Leite cadastrou 1.159 propriedades em 395 municípios.

“Este trabalho de décadas desenvolvido pela Emater-MG é fundamental para o sucesso das ações do Estado junto ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Buscamos garantir a sustentabilidade da atividade no campo, com benefícios econômicos e sociais”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.

As comemorações dos 65 anos da Emater-MG acontecerão durante todo o dia. A programação é extensa e inclui reunião da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Mostra da Extensão Rural, entrega de insumos do programa estadual Minas Sem Fome e uma homenagem à Empresa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os eventos realizados são promovidos pela Asbraer e executados pela Emater-MG em parceria com o Sistema Ocemg, Senar, CaféBrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Furnas, Caixa Econômica Federal, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Programação

8h30 às 12h: Reunião Asbraer
Local: Edifício Gerais, Cidade Administrativa

8h30 às 17h30: Mostra da Extensão Rural
Local: Térreo do edifício Gerais, Cidade Administrativa

13h: Entrega kits Minas Sem Fome
Local: Térreo do edifício Gerais, Cidade Administrativa

15h: Cerimônia comemoração 65 anos Emater-MG
Local: Auditório Juscelino Kubitschek, Cidade Administrativa

16H30: Café Colonial
Local: Auditório Juscelino Kubitschek, Cidade Administrativa

20h: Homenagem Emater-MG
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais


As informações são da Assessoria de Comunicação da Emater-MG / Foto: Alexandre Soares

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures