ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia 24 tem colheita no cafezal do Instituto Biológico

AGENDA DO PRODUTOR

EM 22/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Café, 24 de maio, será realizado no cafezal do Instituto Biológico, no bairro da Vila Mariana, o já tradicional evento "Sabor da Colheita", que simbolicamente marca o início da colheita em todo o Estado de São Paulo. Localizado atrás do antigo prédio do DETRAN, próximo ao Parque do Ibirapuera, este é o maior cafezal urbano paulista.

O evento, que começa às 9h30, é aberto ao público e reunirá baristas, cafeicultores, representantes de cooperativas, de cafeterias e de indústrias, além de apaixonados por café. O objetivo é trazer para a metrópole um pouco do dia a dia das fazendas no interior. Por isso, os participantes vão utilizar todo o aparato necessário, como chapéu, peneiras e balaios, e sob a orientação de especialistas, farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros, vivenciando uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.

Outras atrações também estão programadas, como o plantio de 85 pés de cafés referentes a cada ano de existência do Instituto Biológico e uma exposição de pintura temática do café alusiva ao projeto Arte-Inclusão, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Também será feita a entrega da certificação internacional UTZ do café produzido pelo Instituto Biológico.

Realizado desde 2006, o 'Sabor da Colheita' é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio da Câmara Setorial do Café da Codeagro - Coordenadoria do Desenvolvimento do Agronegócio. O evento é promovido em parceria com o Instituto Biológico (APTA) e conta com o apoio do Sindicafé - São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, do Sebrae-SP e das cooperativas de café do Estado.

Cafezal Urbano São poucos mais de 1.500 pés de café localizados no bairro de Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do município, ocupando uma área de 10 mil m². São cafés arábica das variedades Novo Mundo e Catuaí.

A história desse cafezal teve início na década de 1920 quando uma praga, conhecida por "broca-do-café", começou a atingir as plantações do Estado de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o agronegócio cafeeiro resultou na criação do Instituto Biológico, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de gerar conhecimento para garantir a sanidade animal e vegetal de nossa agropecuária.

Em média, o cafezal do Instituto Biológico produz 1 tonelada de grãos que, após beneficiado, resultam em aproximadamente 500 kg de café torrado e moído. Todo café é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Serviço
Sabor da Colheita 2012
Local: Instituto Biológico, Av. Conselheiro Rodrigues Alves 1.252 - Vila Mariana
Data: Quarta-feira, 24 de Maio de 2012
Horário: 9h30

Programação
- Colheita dos frutos maduros do cafezal do Instituto Biológico.
- Plantio de 85 pés de cafés referentes a cada ano de existência do Instituto Biológico.
- Exposição de pintura temática do café alusiva ao projeto Arte-Inclusão, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
- Certificação internacional UTZ do café produzido pelo Instituto Biológico.

As informações são da Assessoria do Instituto Biológico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures