ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desafio de baristas: inscrições terminam segunda-feira, dia 17

AGENDA DO PRODUTOR

EM 11/03/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Termina na próxima segunda-feira (17) o prazo para inscrição no "Desafio de Baristas 2008", torneio aberto aos profissionais de cafeterias, casas de café, bares, restaurantes e outros pontos de consumo de qualquer lugar do Brasil. Para participar, o candidato deve ter acima de 18 anos e trabalhar como barista há mais de seis meses.

O Desafio de Baristas acontecerá no Restaubar 2008, evento nacional dirigido a proprietários de bares, restaurantes e cafeterias, que será realizado de 7 a 9 de abril, em São Paulo, no Transamérica Expo-Center. Uma pré-seleção dos inscritos será feita dia 24 de março, no Centro de Preparação de Café, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo, e selecionará os 16 candidatos que irão para as finais.

Torneio de duplas

A competição é um torneio de duplas: consiste na apresentação simultânea de 2 baristas que devem preparar, no menor tempo possível (no máximo em 10 minutos), mas com qualidade, 2 'espressos' curtos, 2 cappuccinos e 2 drinques de café. O critério é o do "melhor de 2". É realizado em quatro etapas: oitava-de-final (8 duplas), quarta-de-final (4 duplas), semifinal (2 duplas) e final (1 dupla).

Um grupo de jurados avaliará tanto a técnica de preparo, criatividade e desempenho quanto a apresentação visual da bebida e a qualidade final. O limite de tempo (10') simula o dia-a-dia de um restaurante ou cafeteria, que tem na qualidade e na rapidez de serviço e atendimento fatores de grande importância.

A novidade este ano é o "Café Criativo". No último dia da disputa (9), cada um dos 8 finalistas (quatro duplas) receberá, duas horas antes da apresentação, uma caixa fechada com todos os ingredientes para a criação de um drinque. Mas apenas a dupla final terá que preparar essas bebidas. O objetivo é justamente estimular a originalidade e a arte de improvisar na criação rápida de deliciosos drinques.

Na primeira edição do Desafio de Barista, em maio de 2007, foram 30 inscritos. O vencedor foi Cássio Luis Barbosa, da Oficina do Café, de São Paulo, e em segundo ficou Tatiane Rodrigues, da Cafemaq, de Campinas (SP). Além de diplomas e troféus, eles receberam prêmios em dinheiro, respectivamente de R$ 1.000,00 e R$ 500,00, os mesmos valores que serão conferidos este ano.

O evento é realizado pelo CPC - Centro de Preparação de Café, do Sindicafé-São Paulo, e ABIC Associação Brasileira da Indústria de Café, através do CCQ - Círculo do Café de Qualidade - com o apoio da ACBB - Associação Campeonato Brasileiro de Barista e ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia. O objetivo é divulgar e promover a profissão de Barista, que é a pessoa especializada no preparo de cafés ´espressos´ e de drinques à base de café, e que tem contato direto com os consumidores, junto aos quais promove a cultura e os cafés de alta qualidade.

Fonte: Sindicafé-SP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures