ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cursos inéditos da SCAA chegam ao Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 27/08/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Por Amanda Ivaniv

Entre 15 e 18 de setembro, acontece a segunda edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada pela Café Editora, Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e Sebrae, simultaneamente ao 9º Espaço Café Brasil, realizado por 7 anos consecutivos em São Paulo e que desde 2013 acontece no Expominas, em Belo Horizonte, tornando a capital mineira como a cidade do café durante a realização do evento.

Como parte da SIC e do 9º Espaço Café Brasil serão promovidas dezenas de atividades relacionadas ao mercado de cafés. Entre elas, pela primeira vez no Brasil, a Specialty Coffee Association of America (SCAA) trará cursos exclusivos sobre café, com temas que abordam a trajetória do grão à xícara, passando por métodos de preparo, avaliação sensorial e cupping e mercado. Os cursos serão ministrados por Ricardo Pereira, importador de café, Q-Grader e membro responsável pela certificação da SCAA e por Miguel Vicuna, barista da SCAA.

Foto: Tricia Vieira/ Café Editora
Foto: Tricia Vieira/ Café Editora


Confira a programação dos Cursos realizados pela associação na Semana Internacional do Café:

15 de setembro
Curso de Preparo de Filtrados (Brewing) (dois módulos integrados)
Horários: 13h30 às 16h30 –Introdução ao Brewing e Extrações (parte 1)
17h00 às 20h00 – Introdução ao Brewing e Extrações (parte 2)
Conteúdo: Este curso é a base para os métodos filtrados de café e é essencial para qualquer recém-chegado à indústria do café ou para quem queira se aprimorar nesse tema. Profissionais de café precisam ter grande conhecimento dos princípios que regem os métodos filtrados ideais e devem ser capazes de preparar café nos padrões controlados da SCAA. A parte 1 do curso consiste em dar instrução prática. Após uma pausa de 30 minutos, os alunos retornam para a parte 2, que explora os seis elementos essenciais da preparação do café, tanto através de métodos automáticos quanto manuais de preparo de café filtrado.


16 de setembro
Cupping & Sensorial
Horário: 9h30 às 12h30 – Introdução ao Cupping
Conteúdo: O Cupping é o padrão da indústria de cafés especiais para avaliação de café. Usando os protocolos da SCAA para Cupping o aluno vai avaliar três tipos diferentes de café e será introduzido ao protocolo e vocabulário para avaliação de forma profissional e objetiva. Os protocolos da SCAA Cupping são uma língua internacional que irão ajudá-lo a comunicar-se com profissionais de café em todo o mundo.

Curso de Espresso (dois módulos integrados)
Horários: 13h30 às 16h30 - Introdução ao Espresso (parte 1)
17h00 às 20h00 - Introdução ao Espresso (parte 2)
Conteúdo: Essa classe fornece os participantes com os princípios fundamentais de preparação de espresso. Os participantes trabalham em pequenos grupos para aprender a fazer café nos padrões SCAA e quais são os elementos essenciais para um espresso de qualidade. Os grupos têm acesso a um moedor de café e máquina de espresso. Os tópicos abordados incluem o conhecimento de equipamentos, pontos-chave de controle de extração e métodos de preparação de shots de espresso. Na parte 2 os alunos têm a experiência de trabalhar em estreita colaboração com os instrutores da estação em pequenos grupos, fazendo espressos, vaporizando leite e preparando bebidas com espresso. Aprendem-se também métodos para limpeza e manutenção de equipamentos.


17 de setembro
SCAA Instructor Development Program (IDP)
Horário: 8h00 às16h30
Conteúdo: Os participantes que frequentam o Programa de Desenvolvimento de Instrutor (Parte I), o IDP, qualificam-se para obter a Credencial de Instrutor SCAA Lead, que dá direito a se tornar um Instrutor ou Assistente de Instrutor em eventos SCAA, pendente de aprovação pelo Comitê de Desenvolvimento Profissional da SCAA. Além disso, a Credencial Instrutor é uma habilidade extremamente útil definida para os profissionais com responsabilidades de formação em suas empresas. Não há obrigação de ensinar em eventos SCAA mediante a obtenção da credencial SCAA de instrutor. Este curso é especialmente benéfico para o especialista em café que treina os outros, mas não tem nenhum curso formal em treinamento, educação de adultos, ou aprendizagem organizacional.


Compra, Mercado e Contratos de Café Verde
Horário: 17h00 às 20h00
Conteúdo: Este curso vai diretamente ao ponto onde as aulas de agricultura, práticas administrativas e economia deixam de fora. Compradores de café verde precisam saber usar a terminologia do mercado de café verde corretamente, ter ferramentas para a negociação e compra de forma eficaz. Esse curso fornece instruções e atividades para ajudar a ganhar competência nessas áreas e ter sucesso.

18 de setembro
Cupping & Sensorial - SCAA Cupping Form e Calibragem
Horário: 9h30 às 12h30
Conteúdo: O formulário SCAA para Cupping foi desenvolvido especificamente para avaliar cafés de qualidade. Este curso desmistifica o aparentemente complexo método e prepara os alunos para o uso regular do método. Depois de uma palestra instrutiva, os alunos provam três cafés, pontuam e calibram com a orientação do experiente instrutor. A participação dos alunos é o principal ponto desse curso para alinhar conceitos utilizados para avaliar café. Este curso é recomendado para treinamento de profissionais de café interessados na preparação para o SCAA / CQI Q-Grader.

Da planta à xícara
Horário: 13h30 às 16h30
Conteúdo: Uma habilidade fundamental de qualquer profissional de cafés especiais é ser capaz de identificar os pontos-chave e explicar a jornada do café da semente à xícara. Esse curso detalha todo o caminho que o café percorre, do agricultor até o barista.

Serviço
Semana Internacional do Café + 9º Espaço Café Brasil
Período: de 15 a 18 de setembro
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Mais informações: www.espacocafebrasil.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures