ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé discute tecnologia na produção cafeeira

AGENDA DO PRODUTOR

EM 20/05/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A produção cafeeira no Brasil diante da nova realidade mundial será o tema da palestra do gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca, no 3º Fórum & Coffee Dinner, dia 25 de maio, em São Paulo/SP. Ele vai contar a experiência do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café que, desde 1997, busca adaptar tecnologias para sustentar a produção e a produtividade do café no Brasil.

Coordenado pela Embrapa Café, o consórcio reúne as instituições de ensino, pesquisa e transferência de tecnologias que lidam com o café no País, em toda cadeia agroindustrial do produto. Hoje, são mais de 40 instituições reunidas em um arranjo institucional participativo, com coordenação nacional e execução descentralizada.

Para Aymbiré Fonseca, o consórcio prioriza pesquisas para favorecer o agronegócio do café, nas fases de produção, exportação e indústria. "Otimiza recursos das diferentes regiões, para que as instituições trabalhem aspectos peculiares de cada região, mas que as informações geradas sejam úteis, compartilhadas em rede".

Com a pesquisa, o Brasil conseguiu melhorar a qualidade do café produzido. Hoje, já existem cultivares resistentes a pragas, a temperaturas mais elevadas e adaptadas a solos mais pobres. De acordo com Aymbiré Fonseca, a pesquisa contribuiu para preparar o País para momentos de crise. "O Brasil tem o café mais competitivo do mundo", completa.

Financiado, sobretudo, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o consórcio conta com orçamento de R$ 15,3 milhões para 2009. "Esse investimento é fundamental para promover a modernização da produção cafeeira nacional", enfatiza o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Lucas Ferreira.

O País possui uma área plantada de aproximadamente 2,2 milhões de hectares, em torno de seis bilhões de pés - pouco mais da metade só em Minas Gerais, que detém 49,2% do total nacional, sendo 98,5% do tipo arábica. Em segundo lugar vem o Espírito Santo, com 25,7% da colheita brasileira, com destaque para a produção do conilon.

Atualmente, o País é o maior produtor mundial, sendo responsável por 30% do mercado internacional de café, volume equivalente à soma da produção dos outros seis países maiores produtores. É também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos.

O 3º Fórum & Coffee Dinner, organizado pelo Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), reunirá industriais, produtores, torrefadores e exportadores. Nesta edição, o tema central será Os novos Desafios - Novos Cenários da cultura no País. O evento terá a participação do secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone e do diretor do Departamento do Café, Lucas Ferreira, além do gerente geral da Embrapa Café, Aymbiré Fonseca.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures