ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Capixabas vão à Europa aperfeiçoar gestão cooperativa

AGENDA DO PRODUTOR

EM 02/05/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Desde o dia 30 de abril até o próximo 13 de maio, representantes capixabas de cooperativas agropecuárias, crédito mútuo e OCB/ Sescoop-ES participarão de visitas técnicas e cursos na Alemanha, Holanda, Bélgica e França. A comitiva inclui a Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi), que atua na cafeicultura de conilon e arábica do estado, e embarca para complementar um curso de gestão em cooperativismo na Europa.

Foto: Divulgação

Coordenada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae / FGV), do Paraná, a viagem segue até o dia 13 de maio com a participação de 27 capixabas. No ramo agro, além da Coopeavi, participam a Cooabriel - maior cooperativa de café voltada para o café conilon no Brasil -  Veneza e Selita.

Segundo o analista de desenvolvimento humano da OCB/Sescoop - ES, Marcos Vinícius Martins dos Passos, um dos organizadores da comitiva, a viagem prevê visitas a cooperativas que são referências mundiais. “Vamos conhecer os modelos de gestão mais eficientes, como ocorre a implantação do planejamento estratégico, além das estruturas de governança nas cooperativas de crédito”, disse.

O vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, fará parte da missão na Europa. Para ele, a experiência naquele continente é bastante válida para a cooperativa. “A ideia é trazer novidades que tenham aplicação na nossa realidade e também compartilhar essas informações com colegas de outros ramos do cooperativismo.”

ROTEIRO
A viagem começou na cidade de Bonn (Alemanha). No país fica a sede da DGRV, que seria a OCB alemã; e a DMK, a maior cooperativa de laticínio da Alemanha. A primeira etapa da viagem também inclui capacitação na ADG, instituição de ensino focada na formação de líderes para cooperativas, onde são aplicados diversos programas para cooperativas europeias e do mundo inteiro.

Após a Alemanha, a comitiva segue para a Holanda, onde vai conhecer a Federação das Cooperativas Financeiras; e depois Bruxelas (Bélgica), sede da Confederação das Cooperativas Agropecuárias belgas. Na última etapa, na França, duas cooperativas e a sede da Embaixada do Brasil estão no roteiro.

“Essa etapa internacional é a segunda parte do curso de oito módulos abordando diversos temas relevantes para as lideranças. A partir da viagem, o objetivo é identificar boas práticas de gestão de cadeia produtiva e implementar ações dentro das nossas cooperativas”, explica Marcos Vinícius. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures