carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Notícias > Agenda do produtor

Capixabas vão à Europa aperfeiçoar gestão cooperativa

postado em 02/05/2017

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Da redação

Desde o dia 30 de abril até o próximo 13 de maio, representantes capixabas de cooperativas agropecuárias, crédito mútuo e OCB/ Sescoop-ES participarão de visitas técnicas e cursos na Alemanha, Holanda, Bélgica e França. A comitiva inclui a Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi), que atua na cafeicultura de conilon e arábica do estado, e embarca para complementar um curso de gestão em cooperativismo na Europa.

Foto: Divulgação

Coordenada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae / FGV), do Paraná, a viagem segue até o dia 13 de maio com a participação de 27 capixabas. No ramo agro, além da Coopeavi, participam a Cooabriel - maior cooperativa de café voltada para o café conilon no Brasil -  Veneza e Selita.

Segundo o analista de desenvolvimento humano da OCB/Sescoop - ES, Marcos Vinícius Martins dos Passos, um dos organizadores da comitiva, a viagem prevê visitas a cooperativas que são referências mundiais. “Vamos conhecer os modelos de gestão mais eficientes, como ocorre a implantação do planejamento estratégico, além das estruturas de governança nas cooperativas de crédito”, disse.

O vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, fará parte da missão na Europa. Para ele, a experiência naquele continente é bastante válida para a cooperativa. “A ideia é trazer novidades que tenham aplicação na nossa realidade e também compartilhar essas informações com colegas de outros ramos do cooperativismo.”

ROTEIRO
A viagem começou na cidade de Bonn (Alemanha). No país fica a sede da DGRV, que seria a OCB alemã; e a DMK, a maior cooperativa de laticínio da Alemanha. A primeira etapa da viagem também inclui capacitação na ADG, instituição de ensino focada na formação de líderes para cooperativas, onde são aplicados diversos programas para cooperativas europeias e do mundo inteiro.

Após a Alemanha, a comitiva segue para a Holanda, onde vai conhecer a Federação das Cooperativas Financeiras; e depois Bruxelas (Bélgica), sede da Confederação das Cooperativas Agropecuárias belgas. Na última etapa, na França, duas cooperativas e a sede da Embaixada do Brasil estão no roteiro.

“Essa etapa internacional é a segunda parte do curso de oito módulos abordando diversos temas relevantes para as lideranças. A partir da viagem, o objetivo é identificar boas práticas de gestão de cadeia produtiva e implementar ações dentro das nossas cooperativas”, explica Marcos Vinícius. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade