ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

21º Encafé analisará as tendências de mercado e de consumo no Brasil

AGENDA DO PRODUTOR

EM 07/10/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Executivos e profissionais do setor de torrefação e moagem de café e do agronegócio estarão reunidos no centro de convenções do Sofitel Jequitimar, em Guarujá (SP), de 16 a 20 de outubro, participando do 21º Encafé – Encontro Nacional das Indústrias de Café. Entre os assuntos a serem apresentados estão a questão do abastecimento de matéria-prima (arábica e conilon), o crescimento do segmento de monodoses (cápsulas, sachês), a importância das certificações e as perspectivas para os anos futuros.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o encontro também é comemorativo aos 40 anos da entidade. A solenidade de abertura será na quarta-feira (16) às 19h, após a inauguração da Exposição de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços.

Os trabalhos começam quinta-feira (17) às 8h40, com a apresentação, pela ACNielsen, de uma pesquisa sobre a mudança no perfil dos compradores e consumidores de café e as tendências dos novos canais de distribuição. Outro destaque da programação é um painel, às 11h, com a participação de três executivos, representantes das indústrias 3 Corações, D.E.Master Blenders e Café Utam, que tratará da expansão e importância do segmento de cafés porcionados, qual futuro desta categoria e quais oportunidades oferece. Encerrando a grande de palestras deste primeiro dia, está a palestra a ser proferida, às 11h40, pelo economista José Roberto Mendonça de Barros, sobre o café e as perspectivas para os próximos anos.

Na sexta-feira (18/10), os trabalhos iniciam com um painel, às 8h40, que tratará de certificações e a importância de se fortalecer e ampliar o programa do Selo de Pureza ABIC. Participarão do painel representantes das demais entidades do setor, como CeCafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, CNC – Conselho Nacional do Café e ABICS – Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel. Também na sexta-feira haverá, às 9h30, uma palestra sobre produção e consumo de café no Brasil, com o consultor Carlos Brando, da P&A Marketing Internacional. Ele fará uma análise dos cenários de abastecimento, safras futuras e demandas por cafés conilon e arábica. O painel seguinte dá prosseguimento ao assunto: Abastecimento, Produção e Qualidade. O tema será tratado por Evair Vieira de Melo, diretor presidente do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, e por Lúcio Araújo Dias, superintendente de Operações Comerciais e Mercado Interno da Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil.

No sábado (19), serão realizadas atividades restritas aos industriais de café. Haverá o Palavra Livre, fórum no qual os participantes podem tratar de suas demandas e necessidades, e a reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

Atividades paralelas

Além dos painéis e palestras, a programação do 21º Encafé traz atividades paralelas, que serão realizadas sempre na parte da tarde, como rodadas de negócios, workshop e atividade prática.

Na quinta e na sexta-feira (17 e 18), a ABIC promoverá Rodadas de Negócios, marcadas para as 14h30, quando serão oferecidos todos os tipos de café, tanto arábicas quanto conilon, nos mais variados tipos, desde os cafés comuns para uso da indústria quanto os cafés especiais, certificados, sustentáveis e das mais diversas origens. O objetivo deste matchmaking é promover um grande encontro de negócios, criando a oportunidade para que os compradores, sejam eles indústrias tradicionais ou novos estabelecimentos, como as cafeterias, possam conhecer e adquirir a grande variedade de cafés hoje produzidos no Brasil.

Já o consultor Ensei Neto, do Bureau Coffee, apresentará dois workshops. O primeiro, na quinta-feira (17/10) às 15h, vai abordar Café e Cachaça: Diálogos Líquidos. Ele vai mostrar como ambas as bebidas têm muita coisa em comum, como contexto histórico e geográfico, e apontará as influências territoriais em um café e em uma cachaça produzidos em uma mesmo região. O segundo, na sexta-feira (18/10), também às 15h, será sobre Torra: Expandindo os Sabores, no qual será destacada a importância da relação entre a energia envolvida no processo de torra do café e os resultados da bebida na xícara.

Haverá também uma atividade prática sobre Elaboração de Blends. Divididos em grupos, os empresários devem elaborar blends de qualidade e com o menor custo. Cada grupo recebe amostras de cafés de diferentes origens, tipos, espécie e preços. A partir disso, devem calcular, fazer provas de xícaras, realizar inúmeros testes até alcançar o resultado proposto pela atividade. Ao final, os respectivos blends serão preparados e servidos para degustação pelos participantes do Encafé, que vão eleger o melhor.

A programação completa pode ser encontrada no link:
https://www.abic.com.br/publique/media/programacaosite.pdf

As informações são da assessoria de imprensa do evento, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures