ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que subiu? Por que caiu?

ESPAÇO ABERTO

EM 02/05/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Marcelo Fraga Moreira*

Mais uma semana tensa com setembro/2022 oscilando -/+1.200 pontos (máxima/mínima/fechamento respectivamente 226,15 / 214,25 / 221,90 centavos de dólar por libra-peso) e voltando a testar a importante média móvel dos 200 dias 217,30 centavos de dólar por libra-peso (rompendo essa média móvel próximos suportes 209,00 / 203,00/ 196,00 centavos de dólar por libra-peso).

As principais médias móveis estão convergindo para os +220/+222 centavos de dólar por libra-peso. Próximas resistências 225,50 / 230,70 e 242,10 centavos de dólar por libra-peso. No curto prazo apenas um evento climático ou uma redução expressiva nas exportações brasileiras nos próximos 3 meses poderão levar o setembro/2022 a atingir os 250 centavos de dólar por libra-peso.

Mesmo com oscilações diárias entre +500/+800 pontos o volume médio diário negociado foi muito baixo (aproximadamente +22.000 lotes/dia). Segundo a última publicação do CFTC* os fundos + especuladores aumentaram a posição comprada em +457 lotes e continuam comprados em apenas +26.335 lotes.

O Citibank publicou sua nova estimativa para a safra brasileira 2022/2023. Aumentou em +1,00 milhões de sacas para +65,50 milhões de sacas (uma das mais altas até agora). Segundo o Citibank o mundo irá produzir +179,30 milhões de sacas e consumir -175,80 milhões de sacas, deixando um “superavit” apenas +3,50 milhões de sacas.

Existem relatos díspares onde enquanto alguns produtores apresentam fotos maravilhosas com pés de café carregados até os dentes, outros apresentam fotos das lavouras lindas, verdes, porém sem 1 grão de café nas hastes!

A colheita da safra 2022/2023 deverá ser muito rápida. A colheita do canéfora (robusta) deverá se intensificar já a partir do dia 02 de maio (próxima segunda-feira) e a do arábica a partir da primeira quinzena de junho. Até lá, o mercado continuará oscilando ao sabor dos ventos! Como já tem muito café comprometido/vendido creio que não teremos uma “pressão da safra” acentuada. Salvo se os números da safra 22/23 comprovadamente indicarem uma safra brasileira acima dos +60 milhões de sacas.

Para a safra 2022/2023, para os produtores que já estão com ela comprometida com as cooperativas/tradings (com as vendas futuras realizadas em 2020/2021 entre +500/+800 R$/saca) seguimos recomendando a compra de proteção – opção de compra “Call*” ou as estruturas de “Call-Spreads*”. Com o mercado apostando em uma safra acima dos +60 milhões de sacas, qualquer frustração poderá levar o mercado para novos patamares! Para aqueles que não estiverem protegidos o prejuízo poderá ser enorme. Imaginem uma safra 22/23 abaixo dos 55 milhões de sacas junto com geadas! 

Para a safra 2023/2024 em diante, com o mercado já especulando uma safra brasileira entre +75/+85 milhões de sacas, recomendamos a compra de proteção contra potencial “derretimento” das cotações comprando as opções de venda “PUT*” e/ou as estruturas “Put-Spreads*”.

Com base no fechamento da sexta-feira, no setembro/2023 era possível a compra do seguro de venda (comprando uma opção de venda “PUT”) strike +200,00 centavos de dólar por libra-peso vendendo uma opção de compra “Call*” strike + 240,00 centavos de dólar por libra-peso praticamente a custo zero! Essa operação, junto com o hedge cambial, permitia ao produtor estar vendido entre +1.330 / +1.630 R$/saca!

Com esses movimentos bruscos diários a única resposta plausível para as perguntas “Por que o mercado subiu hoje? Por que o mercado caiu hoje?” é: “subiu porque tinha mais comprador do que vendedor ou caiu porque tinha mais vendedor do que comprador”!

Ótima semana a todos!

*Marcelo Fraga Moreira é um profissional há mais de 30 anos atuando no mercado de commodities agrícolas, escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

______

** “Call” = opção de Compra
** “Put” = opção de Venda
** “Compra Call-Spread” = compra e venda simultânea de 2 Opções de Compra comprando a Opção com preço de exercício mais baixo vendendo a Opção com preço de exercício mais alto);
** “Venda Call-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Compra vendendo a Opção com preço de exercício mais baixa e comprando a Opção com preço de exercício mais alto);
** “Compra Put-Spread” = compra e venda simultânea 2 Opções de Venda comprando a Opção com preço de exercício mais alto e vendendo a Opção com preço de exercício mais baixo);
** “Venda Put-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Venda vendendo a Opção com preço de exercício mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);
** “CFTC” = Commodity Futures Trading Commission – agência independente do governo dos Estados Unidos que regula os mercados de futuros e opções das commodities;
** “IBGE” = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
** “Cecafé” = Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
** “USDA” = Departamento da Agricultura dos Estados Unidos
** “FAS” = Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA*
** “OIC” = Organização Internacional do Café
** “GCA” = Green Coffee Association
** “ABIC” = Associação Brasileira da Indústria de Café
** “Sincal” = Associação dos Produtores do Brasil
** “Pib” = Produto Interno Bruto
** “FED” = Banco Central Americano

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures