A cafeicultura tem papel importante na economia global, bem como tem participação fundamental nos bio-sistemas ecológicos e pode contribuir decisivamente na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos; gerando índices baixos de poluição, preservando matas e fontes de água e eliminando a queima de combustíveis fósseis como gás GLP e diesel.
Além disto, o valor agregado ao produto final melhora a renda dos produtores.
Tradicionalmente o café é colhido e lavado; com possibilidade de despolpa e levado aos terreiros para secagem uniforme e natural. Após estas etapas segue para Pré-secadores e Secadores que finalizam o processo.
Nos Secadores e Pré-Secadores observa-se desperdício de energia e liberação de carbono. As unidades produtoras de café in natura utilizam equipamentos que trabalham com Fornalhas de Calor direto ou Irradiado, queimando lenha, palha e outros combustíveis sólidos.
Em outros casos são utilizados Queimadores de Gás GLP de origem fóssil, com alto custo e que apesar de não gerar gases aparentes(fumaça negra), tem cheiro forte e é altamente prejudicial ao meio ambiente e ao produto, uma vez que o café pode incorporar este odor, desta forma comprometendo a qualidade final.
Em qualquer exemplo citado acima, ocorre a liberação de Carbono para a Atmosfera, contribuindo para o AQUECIMENTO GLOBAL.
Nos últimos anos tem crescido a utilização de Caldeiras com radiadores que funcionam com água quente a baixa pressão.
A utilização deste tipo de caldeira traz uma série de vantagens; algumas delas, enumeradas abaixo:
1. Por trabalhar com água quente a pressão de circulação do líquido é baixa (até 4 kgf/cm2 – dependendo do porte e característica da instalação).
Isto aumenta a segurança operacional.
2. As caldeiras queimam lenha ou biomassa. Isto é vantajoso, pois pode ser utilizado qualquer resíduo que tenha baixa umidade e poder calorífico parecido com a lenha.
Quando a caldeira dispõe de Queimador de Biomassa os seguintes resíduos poderão serem utilizados:
-palha de café
-palha de arroz
-cavaco de madeira
-bagaço de cana
-casca de nozes
-Inúmeros outros resíduos tem potencial de aplicação dependendo de testes.
NÓS, DA FULLER DO BRASIL, TAMBÉM PODEMOS OFERECER OUTRA FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA.
3. Comparativamente sobre as fornalhas tradicionais e os queimadores de gás GLP, são inúmeras as vantagens que podem ser adquiridas com estes sistemas.
4. Do ponto de vista ecológico, quando equipada com LAVADOR DE GASES , toda fumaça decorrente da combustão da caldeira, passa por um sistema onde uma pequena bomba lava os gases por meio de aspersão de água sobre chicanas.
Assim os resíduos pesados e as fagulhas são empurradas para a parte inferior do equipamento, sendo que em um tanque são decantadas e separadas.
Boa parte da água é reaproveitada no sistema.
A fumaça passa a ser vapor e sua cor é clara e límpida, com pouco odor e se dispersa facilmente no ar.
Na chaminé existe um bocal coletor que satura parte do vapor reaproveitando-o como água do sistema.
Abaixo, apresentamos uma amostra de como podemos contribuir para produção de café in natura com qualidade em todos os aspectos.
Caldeira para secador
Radiador para secador
Queimador de Biomassa
Vista parcial Caldeira/Lavador de Gases
Gostou das novidades?
Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo