ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em sua 4ª edição, o Espaço Café Brasil mantém o foco no produto gourmet

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 03/06/2009

3 MIN DE LEITURA

0
0


Em sua quarta edição, o Espaço Café Brasil mantém o foco no produto gourmet, oferece palestras e minicursos e reúne as tendências do mercado de food service

O 4º Espaço Café Brasil traz inovações para todo o mercado cafeeiro em uma área total de 5 mil metros quadrados e com a participação de dezenas de expositores. Realizado de 15 a 18 de junho de 2009, dentro da Fispal Food Service, em São Paulo (SP), a feira é o principal evento nacional para fazer negócios, lançar produtos e ainda reunir todos os segmentos da cadeia cafeeira, desde o produtor até a ponta: o consumidor do produto de qualidade. Neste ano ela firma-se no calendário internacional de feiras de café, aumentando a comunicação com o mercado externo e a participação de visitantes e expositores de outros países. Tais ações têm como objetivo gerar negócios para o mercado brasileiro e posicionar o País como um dos líderes no crescimento do setor.

O mercado de cafés e cafeterias gourmet vem demonstrando potencial com taxas expressivas no crescimento do consumo do produto (42%, 2007-2008). Ainda assim, o segmento de qualidade representa apenas 8% das vendas de todo o setor cafeeiro, que atingiu um lucro de 6,5 bilhões em 2008. "Cada vez mais o brasileiro busca um produto melhor e que proporcione mais prazer. O mercado de café encontra-se em pleno ´redescobrimento´ e atualmente oferece grandes oportunidades", afirma Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, realizadora do espaço.

O foco do Espaço Café Brasil é trazer, durante os quatro dias de feira, todas as tendências do setor para os visitantes e expositores e assim atualizá-los no que há de mais novo no País e no exterior. "Já estamos dentro da Fispal Food Service, que conta com a participação de dezenas de países. Faltava-nos somente o posicionamento como uma feira internacional e também que o mercado enxergasse este momento favorável para concretizá-la", complementa Fontes.

O Espaço Café Brasil une-se aos objetivos do setor no aumento do consumo do produto e conta com o apoio oficial e a participação direta da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do selo Cafés do Brasil e de outras entidades. "Estava na hora do Brasil assumir um papel de liderança e realizar uma feira de negócios de cafés do tamanho de um primeiro produtor mundial e segundo consumidor", enfatiza Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic.

Por ser um segmento ainda repleto de oportunidades de investimento e por haver espaço para a evolução no consumo fora do lar, a Brazil Trade Shows (BTS) - que promove a Fispal Food Service - investe cada vez mais nesta plataforma. "O número de consumidores e profissionais interessados por café vem aumentando exponencialmente. Por isso hoje o Espaço Café Brasil é uma feira de grande importância dentro do food service", afirma Marco Antonio Mastrandonakis, superintendente da BTS. Caminho que levará, em um futuro breve, o Espaço Café Brasil a um pavilhão único e independente em que o café brasileiro estará totalmente representado de ponta a ponta.

O 4º Espaço Café Brasil tem copatrocínio da La Spaziale e apoio oficial da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).


CONTEÚDO E COMPETIÇÃO

As atrações já tradicionais dos anos anteriores como o Auditório Inteligência de Mercado e o Barista Jam Brasil apresentarão aos visitantes as tendências do mercado cafeeiro, além de proporcionar a troca de experiências, minicursos e debates sobre temas diversos. A disputa na Copa Barista 2009, ponto alto do ano passado - aprovada pelas dezenas de profissionais que prestigiaram o evento - será realizada novamente neste ano com a expectativa de atrair ainda mais público e competidores de altíssimo nível.

Há quatro anos o Auditório Inteligência de Mercado traz aos visitantes palestras sobre diferentes assuntos do setor. Nesta edição, o público poderá assistir a temas como negócio, agricultura sustentável, saúde, marketing, empreendedorismo, elaboração de drinques em cafeterias, franquias, entre outros. Dentre os palestrantes já confirmados estão a barista e consultora Isabela Raposeiras, o médico e consultor científico do projeto Café e Saúde Dr. Darcy Lima e os baristas campeões Léo Moço, Otavio Linhares e Yara Thaís Castanho.

No Barista Jam Brasil, que chega ao segundo ano, os visitantes poderão interagir com o moderador em minicursos sobre temas como torra, técnicas de espresso, preparo do café filtrado, técnicas de latte art e ainda cuppings - provas tradicionais de degustação de café. Alguns dos profissionais de destaque confirmados são os campeões brasileiros Marco De la Roche (Coffee in Good Spirits) e Paulo César Junqueira Jr. (Cup Tasters), o consultor e membro da SCAA Ensei Uejo Neto e os baristas Kaká Diniz e Tatiane Rodrigues, dentre outros.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint