ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sucessão rural: um novo cenário para o produtor rural

EDUCAPOINT

EM 03/09/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
2013 será lembrado como um ano que mudou o Brasil. Essa mudança ocorreu em diversos campos e em simultâneo. Os jovens manifestaram sua insatisfação com ‘tudo que está aí’, a tecnologia penetrou de forma definitiva a vida do cidadão e o aumento do poder do consumidor, juntamente com a capacidade de se articular em tempo real, exigiu a revisão dos modelos de negócio em todos os setores da economia. Acabamos de entrar na época da comunicação instantânea e da transparência total.

Para o setor da pecuária, essa revolução de atitudes, expectativas e meios disponíveis para um salto de modernização, cria um ambiente mais tenso para permanecer na atividade. O consumidor de carne e produtos lácticos é hoje mais informado e, por consequência, mais exigente. Melhor qualidade, maior regularidade no fornecimento, comprovação de procedência e venda de produtos certificados ou com selo passam a ser requisitos que o varejo precisa oferecer ao ‘cliente rei’. Tudo isso, naturalmente, sem aumentar o preço na gôndola.

O produtor, espremido entre as empresas de insumos e a indústria de transformação do seu produto (carne ou leite), precisa ajustar seu tradicional sistema de produção a essas novas exigências do mercado. O desafio está colocado, trata-se agora de encontrar a forma mais ágil e rápida para reestruturar o processo produtivo para se manter num ambiente cada vez mais competitivo.

Podemos aprender com os outros países que já passaram por essa revolução silenciosa que muitos produtores deixarão a atividade enquanto o volume dos produtos de qualidade aumenta continuamente. Ou seja, não é a pecuária que enfrenta algum problema (pois demanda existe e tende a crescer), é o pecuarista que precisa avaliar se tem energia e interesse em enfrentar o desafio da modernização contínua. Recente estudo com produtores rurais no Sul revelou que 37% dos entrevistados informaram ter certeza de não poder contar com um sucessor em sua atividade. Isto significa que muita terra será vendida ou arrendada e a produção de carne e leite aumentará naquelas propriedades com capacidade de adaptar-se às novas condições do mercado.

A questão da sucessão no campo precisa ser avaliada perante esse pano de fundo da evolução do setor agropecuário.

Uma primeira tarefa é desvincular a sucessão da imagem da herança. Herança é um direito definido em lei e surge após o falecimento do dono da terra. Sucessão é o desafio de continuamente aperfeiçoar o sistema produtivo integrando à experiência da geração anterior à dinâmica e o conhecimento técnico avançado da geração recém-formada. Nessa ótica funcional, a sucessão não tem nada a ver com a perspectiva da herança. Ainda mais por normalmente existirem mais potenciais herdeiros do que filhos ou sobrinhos interessados em continuar o legado rural e levar a produção pecuária para novos patamares de competitividade e rentabilidade.

A sucessão rural é um processo colaborativo que se inicia quando representantes da nova geração mostram vocação e capacidade técnica ou gerencial para apoiar ativamente o atual responsável pelo negócio familiar na tarefa de intensificar e reestruturar sua atividade. Numa visão extrema, a sucessão dentro do negócio rural não precisa ser concretizada por familiares. É perfeitamente possível, e prática em muitas empresas de porte médio e grande, que as funções da sucessão/modernização sejam confiadas a profissionais contratados.

No entanto, o curso online Sucessão Familiar na Agropecuária abordará todos os aspectos humanos, jurídicos, mercadológicos e patrimoniais sob a ótica de identificar sucessores dentro do grupo dos potenciais herdeiros.

O treinamento esta com inscrições abertas até o dia 09/09 e é ministrado por Francisco Vila, formado em Economia (Alemanha) e Gestão (EUA); consultor internacional de governos e empresas em diversos países.

Para fazer sua inscrição, acesse: http://www.agripoint.com.br/curso/sucessao-rural/

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint