ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer a identidade de seu café chegar ao consumidor final? (Parte II)

EDUCAPOINT

EM 25/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
O primeiro passo para sua comunicação com o mercado é entender claramente o que seus clientes realmente desejam. E esta é uma questão de posicionamento, de mostrar ao seu cliente que seu café é a melhor opção para atender suas demandas. Seus clientes necessitam de um café para fazer um blend? Eles precisam de um café certificado/sustentável para mostrar comprometimento aos consumidores finais? Eles necessitam de uma opção de café rara e especial?

O segundo passo é ajustar a produção e a segmentação de seus produtos, seja na fazenda, na indústria ou mesmo em sua cafeteria, nunca perdendo de vista os aspectos essenciais de qualidade e fornecimento: (1) estabilidade no perfil da xícara; (2) consistência na qualidade e nos volumes de cada tipo de café produzido; e (3) regularidade na entrega, ano após ano.

O terceiro passo é mostrar aos seus clientes que além de qualidade, seu café possui valores. Afinal, é importante fazer qualidade, mas é mais importante ainda vender qualidade, ou seja, comunicar-se de forma adequada com seu cliente. Também é fundamental compreender que a partir do momento que você inicia a venda de seu café, você já está fazendo marketing, afinal, seu cliente já está realizando uma série de análises sobre sua fazenda, indústria, cafeteria, etc., e relacionado estas informações com a percepção de qualidade do café comprado ou consumido. Portanto, é bom definir sua estratégia de marketing de forma correta desde o início. É mais barato fazer corretamente do que investir uma boa quantia de dinheiro depois para apagar uma impressão ruim e reformular toda sua comunicação.

Os consumidores percebem as diferenças de qualidade na xícara e tendem sempre a associar os atributos da bebida com a origem do produto, por exemplo, vinhos franceses, cigarros cubanos, cerveja alemã, etc. Se sua estratégia de marketing foi eficiente o suficiente para que sua origem (fazenda, associação ou região) seja identificada na embalagem final, o consumidor poderá relacionar a marca e a origem à qualidade da bebida. Existe claramente um desejo a pagar por um café diferenciado, diversas pesquisas de mercado mostram isso, e quando os consumidores identificarem claramente a "identidade de seu café" na embalagem, você poderá finalmente vender a um preço diferenciado.

Desse modo, deixemos uma questão para reflexão: quais são seus valores essenciais, a "identidade de seu café"? Se você não sabe ainda, é hora de fazer sua lição de casa... Inscreva-se no curso online Marketing Estratégico no Agronegócio Café e entenda como elaborar uma estratégia de marketing que transmita seus valores e garanta "identidade" a seu café.

O curso será ministrado por Paulo Henrique Leme que tem amplo conhecimento e experiência na área. Paulo Henrique é Consultor em Marketing Estratégico no Agronegócio, especializado em café, qualidade e certificação, trabalha para a P&A Marketing Internacional e é responsável pela newsleter mensal da empresa, o Coffidential. É Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de marketing, planejamento estratégico e comportamento do consumidor. Realiza palestras e estudos sobre o mercado cafeeiro mundial, panorama do agronegócio brasileiro, certificações e indicações geográficas, marketing e comportamento do consumidor para empresas, cooperativas e instituições no Brasil e no mundo.

Conheça a programação do curso e faça sua inscrição!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint