ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer a identidade de seu café chegar ao consumidor final? (Parte I)

EDUCAPOINT

EM 15/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Criar uma estratégia de marketing para uma única fazenda, uma microrregião ou mesmo para toda uma região e país não é tarefa fácil. Um dos erros mais comuns é tratar a estratégia de marketing apenas como propaganda. O outro é utilizar estratégias que só são aplicáveis a produtos industrializados. A grande diferença é que uma marca do agronegócio café, ou sua "identidade", terá que percorrer uma longa cadeia até chegar à xícara e ao paladar dos consumidores finais.

Também é comum ver cooperativas, associações e produtores tentando estabelecer uma comunicação direta com o consumidor final. A princípio parece ser uma iniciativa interessante, porém, muitas vezes é inócua e não consegue atingir e capturar a atenção de consumidores que estão cada vez mais ocupados com a correria do dia a dia.

Uma abordagem muito melhor é se comunicar com seus clientes diretos, sejam eles uma cafeteria, o torrefador, o importador ou comerciante/exportador, tendo em mente que quanto mais valor e força sua mensagem tiver, melhor ela será transmitida e maior o prêmio de preço que poderá ser atingido.

Normalmente estas mensagens ficam presas no meio da cadeia, principalmente porque seus parceiros comerciais e clientes não conseguem perceber como os valores essenciais, a identidade de seu café, podem ajudá-los a agregar valor à sua própria estratégia de marketing.

Todos nós concordamos que cafés especiais, com história, qualidade e valores compartilhados devem receber um prêmio de preço. Mas o preço diferenciado é o resultado final que só poder ser atingido quando seus clientes perceberem claramente seus valores, sua identidade, associados à qualidade da bebida.

Desse modo, deixemos uma questão para reflexão: quais são seus valores essenciais, a "identidade de seu café"? Se você não sabe ainda, é hora de fazer sua lição de casa... Inscreva-se no curso online Marketing Estratégico no Agronegócio Café e entenda como elaborar uma estratégia de marketing que transmita seus valores e garanta "identidade" a seu café.

O curso será ministrado por Paulo Henrique Leme que tem amplo conhecimento e experiência na área. Paulo Henrique é Consultor em Marketing Estratégico no Agronegócio, especializado em café, qualidade e certificação, trabalha para a P&A Marketing Internacional e é responsável pela newsleter mensal da empresa, o Coffidential. É Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de marketing, planejamento estratégico e comportamento do consumidor. Realiza palestras e estudos sobre o mercado cafeeiro mundial, panorama do agronegócio brasileiro, certificações e indicações geográficas, marketing e comportamento do consumidor para empresas, cooperativas e instituições no Brasil e no mundo.

Conheça a programação do curso e faça sua inscrição!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint