ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Uma aliança formada por mulheres que não respeitam margens

POR LETICIA SEDA

IWCA BRASIL

EM 08/03/2016

0
0
Por Leticia seda, pós graduada em Análise de Sistemas, cafeicultora da Albinati Coffee e diretora do IWCA Mantiqueira


Já fazia alguns anos que eu cuidava do cafezal em nosso sítio, morava na cidade e ia para aquele pedacinho de chão onde analisava a saúde da lavoura, a expectativa de safra e os serviços realizados. Apaixonada pelo café, gostava de me encontrar com as outras mulheres cafeicultoras, conversar, trocar informações sobre a arte da cafeicultura e também das virtudes de se viver no campo. Alegrar-nos pelas premiações recebidas e sonhar com mais premiações na próxima safra. Contavam-me como se desdobravam entre os serviços da casa, lavoura e família.

Foto: IWCA Mantiqueira/ Arquivo
"Em época de colheita se torna terrereira, que com delicadeza no trato do processo extrai um sabor especial do café"

Mulheres que tem suas tarefas diárias na lavoura, mas também aprendem a dirigir, cuidam do cabelo, das unhas e se maquiam. Mulheres que acompanham os filhos nas reuniões da escola, fazem as merendas, organizam festas para arrecadar dinheiro para melhorias na comunidade e nunca perdem a fé no Criador.

Em épocas de safra baixa fazem economia e planejam as melhorias para a safra alta; enfrentam os vendavais, chuvas e geadas sem nunca desanimar. Sempre ao lado dos maridos, se desdobram nos períodos difíceis produzindo e fornecendo merenda escolar e assim trazendo para a família uma renda extra.

Em época de colheita se torna terrereira, que com delicadeza no trato do processo extrai um sabor especial do café.

Garra, dedicação, disposição já possuíam, o que faltava era a união em torno de um objetivo comum, e com isso nasceu a IWCA Mantiqueira, pois juntas podíamos nos especializar, aprofundar na magia de extrair os melhores sabores do café e desta forma termos uma saúde financeira mais estável.

A valorização pessoal foi imediata, a sede de conhecimento é insaciável e, com este exemplo, os filhos também querem agora seguir o mesmo caminho. Querem aprender línguas estrangeiras, participar das reuniões, aprender sobre o meio ambiente, sobre a sustentabilidade.

Mulheres simples, alegres e trabalhadoras.

Assim é a IWCA Brasil. Uma aliança formada por mulheres que não respeitam margens, sabem que não existe apenas um caminho a percorrer e não se intimidam com as dificuldades.

“Cuidamos de nossos cafezais como mães que fecundaram sementes, gestamos lindos arbustos e damos à luz lindos grãos de café.”

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.