ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

IWCA Mantiqueira fomenta força feminina no café do Sul de Minas

POR LETICIA SEDA

MULHERES DO CAFÉ

EM 18/02/2016

0
0
Por Leticia Seda, pós-graduada em Análise de Sistemas, cafeicultora da Albinati Coffee e diretora do IWCA Mantiqueira

A IWCA - Aliança Internacional das Mulheres do Café é uma rede presente em 18 países e formada exclusivamente por mulheres ligadas a cadeia do café, que tem como principal objetivo dar visibilidade as mesmas e ao trabalho por elas realizado.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira
Primeira reunião do ano do Subcapítulo IWCA – Mantiqueira discute custos do café

A Aliança se posiciona como representante dessas mulheres em instâncias nacionais e internacionais, reforçando o importante papel delas no negócio do café a nível mundial. Em 6 de outubro de 2012 foi criada a IWCA Brasil e atualmente cinco Subcapítulos dessa Aliança já estão fortemente consolidados em nosso país.

O Subcapítulo IWCA – Mantiqueira foi criado e se formalizou com a assinatura da Carta de Entendimento no dia 8 de dezembro de 2015, na sede da APAS, no Distrito de Ferreiras, município de São Gonçalo do Sapucaí (MG). O evento contou com a presença da presidente da IWCA Brasil - Sra. Brígida Salgado, da fundadora da IWCA Brasil - Josiane Cotrim Macieira, da convidada especial, presidente da BD Import USA – Sra. Phyllis Johnson e das 38 mulheres cafeicultoras membros fundadoras desse Subcapítulo.

O Subcapítulo Mantiqueira trouxe consigo a inovação de ser constituído não somente pelas mulheres cafeicultoras proprietárias de pequenos sítios, mas também por mulheres que trabalham e vivem do café sem, no entanto, possuírem terras.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira


Aquelas que possuem, tem sítios com sete hectares em média, na sua maioria destinados a monocultura cafeeira. Estas pequenas proprietárias produzem cafés especiais e algumas são vencedoras de diversos concursos regionais de qualidade. São mulheres que trabalham em seu cafezal de sol a sol, preparando mudas, plantando, adubando, podando, colhendo e cuidando do pós-colheita e do beneficiamento do seu café.

As mulheres que não possuem sua própria terra trabalham como empreiteiras de serviços nos cafezais de outras propriedades, executando serviços de capina, plantio, adubação e colheita.

Na estação da colheita, muitas delas se tornam meeiras de outros produtores, o que faz com que obtenham suas próprias sacas de café como pagamento pelos serviços. Esse café obtido por meação tem seu processo de pós-colheita feito de forma artesanal no quintal de suas próprias casas. O produto final é geralmente vendido ainda com casca (em coco) para os corretores da região, uma vez que elas não dispõem de recursos para beneficia-lo. Esta é uma realidade comum no Brasil cafeeiro.

A IWCA Mantiqueira busca resgatar e incluir estas mulheres empreiteiras e/ou meeiras na cadeia produtiva, bem como capacitar, valorizar e tornar visível o trabalho de todas elas.

Foto: Divulgação / IWCA Mantiqueira

Contamos com a colaboração e suporte importantíssimos da Associação dos Produtores do Alto da Serra - APAS, para realização nossas reuniões e capacitação enquanto não temos sede própria. A sede, o nosso espaço, é muito importante e já começamos o planejamento para conquistá-lo, mas precisamos de muita ajuda.

As mulheres da Aliança em nossa região estão, agora, tendo pleno acesso a informações e se capacitando intensamente, o que as tornam cada vez mais competentes no trato das lavouras, na gestão dos custos, no cuidado com o meio ambiente entre outras atividades.

Mas o maior legado é a união, a valorização pessoal, a conscientização de sua capacidade, a motivação dos filhos em permanecer no negocio café, o respeito da comunidade e o foco no planejamento de nossas ações.

Para conhecer essas mulheres do café e ficar informado de nossos trabalhos visite-nos no Facebook.

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.