ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os maiores desafios do nosso café

ESPAÇO ABERTO

EM 26/08/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Luiz Polese*

Principal pilar da economia capixaba ao longo da história, a cafeicultura vive um período de sérios desafios. Alguns desses desafios são estruturais e históricos, e outros são conjunturais. Conjunturalmente, a forte crise hídrica por que passa o Espírito Santo, com uma longa estiagem, levou a uma quebra de safra histórica.

Alguns analistas previam safras entre 11 e 12 milhões de sacas em condições normais. Os mesmos analistas afirmam hoje que a colheita pode não chegar a seis milhões de sacas. As perdas são imensas e, legando em conta o preço da saca, devem ultrapassar os R$ 2,4 milhões.
Estruturalmente, na outra ponta, podemos afirmar que as dificuldades enfrentadas pelos exportadores na utilização dos portos em Vitória têm provocado uma queda de cerca de 60% na saída do café pela Capital, no período de janeiro a junho em relação ao mesmo período de 2015.

Nesse arranjo produtivo, perde o produtor de café e a indústria. Perdem também as empresas comerciais, cerealistas e exportadoras, com a redução e até com o encerramento de suas atividades.

A lista de causas está nos motivos acima citados, com uma série de agravantes como a crise econômica e política do País, que tem repercussão direta na redução de linhas de financiamento e no aumento dos custos das que se mantêm ativas.

As questões tributárias são outra dificuldade que o setor enfrenta. A incidência de PIS/Cofins de 2003 até 2011 produziu inúmeras distorções no mercado de café, notadamente a partir de 2005, com a majoração das alíquotas para 9,25%.

Ao longo desses anos, surgiram centenas de empresas “de fachada” nos estados produtores de café. O setor exportador, representado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) e apoiados por lideranças políticas capixabas, lutou durante anos e conseguiu que o governo federal mudasse a legislação, acabando com a incidência de PIS/Cofins na cadeira do café cru em 2012, contendo a criminosa ação de sonegação fiscal. Uma vitória importante, mas que não veio sem deixar arranhões no setor.

É necessário aprofundar a discussão com o governo federal (Ministério da Fazenda, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Receita Federal) e bancada federal, envolvendo os governos estaduais, com a finalidade de separar tributariamente o legal do criminoso.

A verdade é que empresas cinquentenárias que atuaram na exportação de café e que tanto orgulho trouxeram ao Estado estão hoje com suas atividades paralisadas, reduzidas ou mesmo encerradas. Nosso objetivo é fazer um alerta, provocar, envolver e convocar todo o arranjo econômico da cafeicultura capixaba a um grande debate sobre o futuro.

O que não podemos é assistir pacificamente ao enterro de empesas familiares que ajudaram no desenvolvimento do Estado e que apresentaram para o mundo, através da exportação do nosso café, um pouco de nossa história, nossa economia, nossa tradição.

O desafio está posto. É preciso enfrentá-lo na tentativa de construir um futuro sustentável para a cafeicultura capixaba. Ganha o Espírito Santo e todos nós.

*Luiz Polese é diretor-presidente do Sindicato do Comércio de Café e Armazéns em Geral do Espírito Santo (Sindicafé)
______________________________________________________________________
Texto originalmente publicado no site do Centro do Comércio de Café de Vitória e gentilmente cedido para publicação no CaféPoint. A opinião deste articulista não reflete necessariamente a opinião do site.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures