ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

O que esperar do futuro profissional?

ESPAÇO ABERTO

EM 13/09/2018

0
0

Por Camila Ianareli do Couto, jornalista e especialista em Produção de Conteúdo

Quando você escuta ou lê em algum lugar a expressão "profissional do futuro", qual é o primeiro insight que vem a sua cabeça? Você pensa em salário? Satisfação e realização pessoal? Em quais as reais possibilidades e oportunidades de trabalho para uma economia global em rápida transformação? Será que seu currículo é bom o suficiente para ocupar a vaga dos sonhos?

São muitas dúvidas e questões que se sobrepõem diretamente às tendências de mercado, onde o nosso perfil pessoal é criteriosamente analisado, seja por nossas competências e habilidades profissionais, seja por nossas crenças e valores. Porém, a maior dúvida nos dias atuais é: e para o futuro, o que devemos esperar, será que estamos verdadeiramente preparados?

A melhor resposta para essa dúvida se resume em uma única frase: vá além dos seus conhecimentos técnicos. Independente da sua área de atuação ou das chamadas "profissões do futuro", ética, comportamento, habilidades, capacidades, valores e autoconhecimento será, no futuro, o grande trunfo de acadêmicos, recém-formados, jovens profissionais e até mesmo daqueles que já se encontram no mercado de trabalho e precisam se atualizar, se reciclar.

Autoconhecimento é a chave
Competências profissionais são de fato extremamente importantes em um processo de seleção e até mesmo em acessão de carreira. Mas é cada vez mais notório que os profissionais do futuro vão precisar ir mais além, para alcançar o tão sonhado lugar ao sol.

Desenvolver habilidades socioemocionais nas escolas, faculdades, entres as crianças, jovens, adultos e até CEOs devem ser consideradas competências não técnicas, mas "humanas", que ajudarão os "profissionais do futuro" a se diferenciarem das máquinas. Por consequência, também serão úteis no processo de adaptação a cada nova tecnologia que surgir pela frente – e que afeta suas vidas, relações sociais e trabalho.

Vivemos mudanças tão significativas nos últimos anos, como os avanços tecnológicos por exemplo, que já não existem mais fronteiras de tempo, velocidade, espaço. Ou seja, devemos considerar que as nossas habilidades socioemocionais se tornaram tão importantes quanto às competências técnicas. E isso, demanda de cada um de nós, a necessidade de se adaptar constantemente, saber quem somos, que decisões tomar e como agir diante dessa era pós-digital. Hoje, o que podemos observar em grandes líderes e formadores de opinião em diversos segmentos profissionais, são pessoas que possuem essas habilidades socioemocionais, que se capacitaram tecnicamente, mas não deixaram de investir em planejamento pessoal, propósitos e metas de vida, o que hoje costumam de forma americanizada, chamar de "plus".

O que esperar no agronegócio?
O agronegócio é uma atividade que está em constante modernização, assim como o conhecimento ligado ao campo que é bastante dinâmico. Frente a tantas mudanças, este é um dos segmentos que vai demandar de profissionais mais competitivos diante dos cenários das novas tecnologias e crescentes atualizações do mercado. Estamos falando de profissionais mais preparados e principalmente mais qualificados para atender às expectativas de sucesso de qualquer atividade relacionada ao campo. 

Dessa forma, quais as competências e habilidades deve-se esperar diante desse novo cenário profissional?

 • Mais do que entender de técnica de campo, é preciso conseguir gerenciar equipes e resolver conflitos;

• Apresentar ideias de forma clara, concisa também são requisitos fundamentais, assim como trabalhar de forma sistemática a argumentação oral e escrita;

• Ter iniciativa e espírito de liderança também serão fundamentais para esses profissionais do futuro, visto que diante da alta tecnologia, será cada um por si. Ou seja, saber defender e conquistar seu espaço será um diferencial;

• Capacidade de planejar, executar, cobrar e acompanhar projetos ligados à sua atividade, mesmo que já existam ferramentas que façam isso, saber gerenciar "o todo" se mantém como pré-requisito para esse tipo de profissional.

E agora? Diante de todas as mudanças, qual será o perfil do profissional do futuro? Como você pode se preparar, mesmo estando cheio de dúvidas em relação ao mercado de trabalho?
É preciso começar do zero, ressignificar todo esse conceito de carreira para que você finalmente entenda que é necessário se posicionar. Seja em um ambiente onde possa ser mais empreendedor, dono do próprio nariz e da própria carreira ou até mesmo em sua vida pessoal. Ir mais além de um Ctrl C | Ctrl V, é como se redescobrir além de uma carreira. Por exemplo. Se hoje te perguntassem assim:

- Fulano, você faz o quê da vida?

O que você provavelmente responderia? É sobre isso que estamos falando, é ir mais além de ser um médico veterinário, um agrônomo, zootecnista. Você pode ser tudo isso e muito mais. Você pode ser veterinário, empreendedor, professor de universidade, consultor, palestrante. Você pode ser várias coisas, o que quiser. Basta entender o que te move, o que te estimula e desenvolver seu autoconhecimento.

Como descobrir que caminho seguir?
Mais do que pular etapas, é importante entender o que é realmente significante pra você. O que faz sentido, o que você gosta de fazer. E mais do que isso, entender que essas decisões que você toma hoje, não devem ser necessariamente as mesmas que você vai acreditar daqui a 10, 20, 30 anos. Por isso, cursos que estimulem esse autoconhecimento são fundamentais. Sendo assim, se conheça, entenda seus interesses, se interesse em aprender coisas novas, adapte-se e não se apegue às suas decisões de hoje. Sempre haverá tempo para começar de novo.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.