O tema sustentabilidade sempre me fez muito sentido. Sua definição é quase óbvia: é a capacidade de manter um negócio, um processo levando em consideração o tripé econômico, social e ambiental.
Quando pensamos em agricultura, em café, parece até mais fácil compreender porque as três variáveis são facilmente evidenciadas. Custos, relações de trabalho justas e preservação do meio ambiente
Mas confesso que ultimamente, diante do momento que o Brasil vive, precisei ampliar o sentido da palavra sustentabilidade para que ela continuasse a fazer sentido. Antes de mais nada, para tornarmos ou mantermos nosso negócio e nossa produção sustentável, nós temos que nos sustentar.
Por isso, diante da crise instalada, ser sustentável é antes de mais nada conseguir ser resiliente, ser inovador, corajoso, disposto e ter esperança.
A parte complexa é que ser tudo isso depende só de nós. A parte boa, é que sempre é possível encontrar boas práticas, bons exemplos, histórias e inspirações que são os melhores catalisadores. Além disso, as melhores inovações e soluções sempre surgem a partir de um grande problema.
Divido alguns dos textos e casos que neste inicio de ano foram bastante inspiradores para mim e para nossa empresa.
Liderar na crise, por Nizan Guanaes
Um recado positivo ao mercado, por Luciano Montenegro
Para virar o jogo da Educação, por Priscila Cruz